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Maxus eTerron 9: picape elétrica chinesa promete entregar mais que a Toyota

Picape de subsidiária da SAIC começa a ser vendida na Europa com vantagens competitivas

Maxus eTerron 9 picape elétrica
Foto de: InsideEVs
  • A Maxus eTerron 9 estreou na Europa esta semana.
  • Trata-se de uma picape elétrica de porte médio fabricada pela SAIC Motor, a mesma montadora chinesa por trás da MG.
  • Ela tem um conjunto de baterias LFP e uma autonomia estimada de 430 km

Esta é a Maxus eTerron 9, uma picape média totalmente elétrica com tração nas quatro rodas, fabricada na China. O modelo estreou na Europa durante a feira de transportes IAA, realizada esta semana em Hannover, Alemanha. 

A Maxus, que é a subsidiária de veículos comerciais da SAIC, já vende uma picape movida a bateria na Europa - a T90EV -, mas ela tem apenas tração traseira. O novo modelo vem com um motor extra, uma bateria maior e mais autonomia.

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Foto de: SAIC

Toyota, Nissan, Ford e Mitsubishi, todos fabricantes de picapes bem conhecidos, não têm atualmente um rival para o eTerron 9 em solo europeu. A Ford vende a F-150 Lightning, que é uma caminhonete maior, na Noruega e na Suíça, e a Toyota prometeu que uma versão elétrica da popular Hilux entraria em produção até o final de 2025 na Tailândia.  A Isuzu também disse que começaria a vender uma versão do D-Max movida a bateria e com tração nas quatro rodas na Europa a partir do próximo ano.

O novo Maxus eTerron 9 é um pouco maior do que a Toyota Hilux e a Ford Ranger, com a versão de especificação chinesa medindo aproximadamente 5,34 metros de comprimento, 2,00 metros de largura e 1,87 metros de altura. Ele é alimentado por dois motores elétricos – um na dianteira e outro na traseira – que têm uma potência combinada de 436 cavalos.

Uma bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 102 kWh envia energia para os motores e permite uma autonomia estimada de 430 km com uma carga completa. Uma recarga de 20% a 80% leva 40 minutos, de acordo com a Maxus, enquanto a taxa de carregamento de pico é de 115 kW. Além disso, o veículo conta com a funcionalidade de veículo para carga (V2L), permitindo exportar energia da bateria de alta tensão para várias tomadas de 2,2 kW e 6,6 kW.

Galeria: Picape elétrica Maxus eTerron 9 (2025)

No interior, há um par de telas horizontais, estofamento em couro de dois tons, um console central flutuante e um volante de dois raios. O motorista conta com um assento elétrico com ajuste em oito posições, ventilação e massagem. Os dois assentos dianteiros podem ser rebatidos para criar uma superfície para dormir com 1,70 metro de comprimento. Também há uma porta intermediária semelhante à da GMC Sierra EV.

A picape elétrica com carroceria sobre chassi pode rebocar até 3.500 kg, o que está no mesmo nível da maioria de seus concorrentes movidos a combustão. No entanto, a capacidade de carga útil é de apenas 620 kg, bem abaixo da classificação de 1.000 kg de seus concorrentes. O comprimento da caçamba é de 2,40 metros.

O que seus rivais movidos a gasolina e diesel não têm, no entanto, é um porta-malas dianteiro (frunk) de 235 litros, já que há um motor no lugar. O eTerron 9 também vem com uma suspensão pneumática adaptativa que reduz automaticamente a altura do veículo em altas velocidades para aumentar a autonomia em rodovias. O mesmo sistema de suspensão a ar permite que o motorista abaixe a traseira em 5,8 centímetros quando estiver parado, facilitando o carregamento e o descarregamento.

As vendas do Maxus eTerron 9 estão programadas para começar no próximo mês, com entregas previstas para janeiro de 2025.

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