BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
ChargeScape é um software que visa otimizar o carregamento de carros elétricos
A comunicação entre os carros elétricos e a rede elétrica está ficando mais inteligente. Aproximando os dois estão BMW, Ford e Honda, que continuam suas grandes manobras para tornar operacional a joint venture, anunciada há um ano, que gerencia o ChargeScape.
Trata-se de uma plataforma de software que integra veículos e a rede elétrica "aumentando sua estabilidade e economizando dinheiro para os motoristas na "recarga", como escrevem os três parceiros.
Como funciona o ChargeScape
"A tecnologia", explicam ainda, "conecta-se sem fio aos carros e, trabalhando com as concessionárias participantes, gerencia o fluxo de elétrons de acordo com as condições da rede em tempo real, reduzindo temporariamente a demanda quando a rede está restrita por meio de carregamento inteligente (V1G) e até mesmo reenviando energia para a rede quando necessário(V2G).
Os proprietários de veículos elétricos podem ser recompensados financeiramente por sua flexibilidade e sempre ter seu veículo carregado no horário que especificarem.
Um importante avanço também para os bolsos, considerando que, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA, 80% das recargas são feitas em casa.
Quem dirige o ChargeScape
Joseph Vellone, CEO da ChargeScape
Ao mesmo tempo, a BMW, a Ford e a Honda também nomearam o CEO e o CTO da joint venture, que se encaixam no perfil de Joseph Vellone e Kalidindi Raju. Ambos com 15 anos de experiência nas áreas de meio ambiente e tecnologia, respectivamente, o primeiro se formou em Princeton e foi consultor do Boston Consulting Group (BCG), enquanto o segundo tem - entre outras - experiência na Amazon.
"Queremos transformar os veículos elétricos de passivos em recursos de rede e contribuir para um futuro de transporte limpo para o nosso país", comenta o novo CEO. "Com acesso direto aos veículos, permitimos que as concessionárias otimizem o carregamento de veículos elétricos de forma segura e confiável", acrescenta o CEO.
Fonte: Honda
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda: baterias de estado sólido e autonomia de 1.000 km em 2030
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Honda: conhecemos a nova plataforma de carros elétricos da marca
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Honda diz que não se pode "forçar" os clientes a comprarem carros elétricos
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global