A comunicação entre os carros elétricos e a rede elétrica está ficando mais inteligente. Aproximando os dois estão BMW, Ford e Honda, que continuam suas grandes manobras para tornar operacional a joint venture, anunciada há um ano, que gerencia o ChargeScape.

Trata-se de uma plataforma de software que integra veículos e a rede elétrica "aumentando sua estabilidade e economizando dinheiro para os motoristas na "recarga", como escrevem os três parceiros.

Como funciona o ChargeScape

"A tecnologia", explicam ainda, "conecta-se sem fio aos carros e, trabalhando com as concessionárias participantes, gerencia o fluxo de elétrons de acordo com as condições da rede em tempo real, reduzindo temporariamente a demanda quando a rede está restrita por meio de carregamento inteligente (V1G) e até mesmo reenviando energia para a rede quando necessário(V2G).

Os proprietários de veículos elétricos podem ser recompensados financeiramente por sua flexibilidade e sempre ter seu veículo carregado no horário que especificarem.

Um importante avanço também para os bolsos, considerando que, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA, 80% das recargas são feitas em casa.

Quem dirige o ChargeScape

ChargeScape, o software de carregamento inteligente

Joseph Vellone, CEO da ChargeScape

Ao mesmo tempo, a BMW, a Ford e a Honda também nomearam o CEO e o CTO da joint venture, que se encaixam no perfil de Joseph Vellone e Kalidindi Raju. Ambos com 15 anos de experiência nas áreas de meio ambiente e tecnologia, respectivamente, o primeiro se formou em Princeton e foi consultor do Boston Consulting Group (BCG), enquanto o segundo tem - entre outras - experiência na Amazon.

"Queremos transformar os veículos elétricos de passivos em recursos de rede e contribuir para um futuro de transporte limpo para o nosso país", comenta o novo CEO. "Com acesso direto aos veículos, permitimos que as concessionárias otimizem o carregamento de veículos elétricos de forma segura e confiável", acrescenta o CEO.