Não é fácil tentar um lugar ao sol no mundo dos elétricos, principalmente com os altos custos de produção, hiper tarifas para importados e grande número de concorrentes. No entanto, a Stellantis, junto com a Leapmotor International, decidiu tentar a sorte no mercado europeu com subcompacto T03, um concorrente do Dacia Spring (a versão romena do Renault Kwid E-Tech).
Pouco depois, chega também o contra-ataque com o SUV médio C10, um pouco maior que um Jeep Commander, e que deve ser um modelo de custo benefício comparado ao Tesla Model Y, que - pelo menos na Itália - parte de € 48.990 (R$ 297.398) e o BMW iX1 eDrive20-Special Edition, a partir de € 43.000 (cerca de R$ 261.012).
Nossos colegas do Motor1.com Itália já testaram o SUV que, vale lembrar, é uma das promessas da Stellantis para o mercado brasileiro já no início de 2025.
O Leapmotor C10 tem 4,74 metros de comprimento, 1,68 m de altura e 1,90 m de largura. A distância entre eixos, por outro lado, é de 2,82 m. Portanto, ele se enquadra na chamada categoria de SUV do segmento D, ou seja, os de tamanho médio. Na verdade, ele dissimula bem as dimensões, pois, com suas proporções regulares e linhas limpas, o deixa com um visual mais refinado. As rodas são de 20".
Leapmotor C10
Na frente, o visual inclinado para baixo, unido a um painel preto, lembra o dos lendários Stormtroopers de Star Wars. O impacto é moderno e minimalista e a tecnologia de iluminação é totalmente de LED.
Leapmotor C10
Na lateral, notam-se as alças retráteis, úteis para melhorar o desempenho aerodinâmico, e os arcos das rodas quadrados. Na traseira, o limpador do vidro traseiro está escondido pelo spoiler.
O interior do Leapmotor C10 é particularmente espaçoso graças a sua plataforma, a arquitetura integra o conjunto de baterias de forma estrutural para aumentar a rigidez de torção e o volume utilizável. Assim, o porta-malas tem uma capacidade mínima de 435 litros e máxima de 1.410 L. E não para por aí, há também um frunk, ou seja, um compartimento de bagagem dianteiro, de 32 litros.
Leapmotor C10, il bagagliaio
Os passageiros traseiros podem desfrutar de bastante espaço para os joelhos e para a cabeça. Como não há um túnel central, até mesmo o quinto passageiro fica confortável e, no console, não faltam saídas de ar, dois porta-copos e o mesmo número de tomadas de carregamento USB.
O painel de instrumentos tem um formato moderno e dispensa qualquer botão físico: tudo passa pela tela de 14,6" posicionada centralmente, enquanto o painel mede 10,25". Os materiais são de bom acabamento e os encaixes são bem feitos.
Leapmotor C10, gli interni
No volante, há dois rotores semelhantes em todos os aspectos aos encontrados no Teslas. E, de fato, o sistema multimidia também é muito semelhante ao dos carros de Elon Musk. Há muitas funções diferentes - e nem sempre é fácil operá-las, especialmente em movimento - e não há Apple CarPlay ou Android Auto.
Leapmotor C10, gli interni
Com sistema próprio, chamado Leap OS 4.0, a central é conectada via rede 4G e recebe atualizações via Internet. Atualizações que afetam não apenas a telemática, mas também os auxílios à direção e o gerenciamento do motor e da ECU.
O Leapmotor C10 é um SUV projetado para famílias e para uma condução tranquila. Sua ficha técnica mostra isso, com um motor único, capaz de acionar as rodas traseiras fornecendo 160 kW, ou 220cv, e 320 Nm (32,6 kgfm), podendo levar o modelo de 0 a 100 em 7,5 segundos e uma atingir velocidade máxima de 170 km/h.
Isso é confirmado simultaneamente pela calibração de vários controles. A direção, mesmo quando se alterna entre os modos Eco, Sport, Comfort e Perso, um modo configurável, permanece sempre agradável, especialmente na cidade, mas não especialmente comunicativa.
Leapmotor C10
A configuração também é calibrada para o conforto e, de fato, absorve muito bem os solavancos e buracos. A visibilidade é muito boa - o sistema de câmeras perimetrais é excelente - e a posição de dirigir é alta e confortável.
A frenagem regenerativa, mesmo no mapa Eco, nunca é tão incisiva a ponto de permitir a condução com um único pedal. Mas, acima de tudo, não fiquei muito convencido com a frenagem mecânica: é preciso muito peso no pedal para parar.
O isolamento acústico é bom, mesmo em altas velocidades. A propósito, nesse contexto, também apreciei a configuração dos auxílios à direção, especialmente o assistente de manutenção de faixa, que é natural em suas intervenções.
Leapmotor C10
Falando em viagens, no entanto, ao definir um destino fora do alcance da autonomia restante, o navegador não consegue calcular os pontos de parada e o tempo necessário para a recarga: ele apenas diz que a porcentagem não será suficiente.
De um carro elétrico nativo de última geração, eu esperava um sistema de planejamento inteligente como o do Model Y. Que, a propósito, ostenta uma potência de recarga em corrente alternada (AC) de 11 kW, enquanto o C10 para em apenas 6,6 kW. Uma questão a ser considerada na recarga urbana. Com corrente contínua (DC), no entanto, ela sobe para 84 kW. O carro ainda tem função V2L, que permite que a bateria libere eletricidade para alimentar dispositivos externos.
Leapmotor C10
A bateria tem capacidade de 69,9 kWh e, de acordo com os ciclos de homologação WLTP, o C10 é capaz de percorrer até 420 km no ciclo combinado e 574 km no ciclo urbano. O consumo médio declarado é de 19,8 kWh/100 km (5,05 km/kWh).
O C10 tem uma gama simples no que diz respeito apenas aos equipamentos, pois a motorização é o mesma para todas as versões. Há duas versões, a Style e a topo Design, que acrescenta acessórios extras para melhorar a vida a bordo, como bancos aquecidos, volante aquecido e porta-malas com abertura elétrica.
Na Itália, o Leapmotor C10 Style custa € 36.400 (R$ 220.503), enquanto a versão Design custa € 37.900 (R$ 229.590), na Europa, há cinco cores de carroceria e duas cores de interior, que podem ser preto ou marrom.
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