Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Carro elétrico de entrada da Volvo começa em R$ 229.950 no Brasil e faz sucesso em vários mercados
A Volvo anunciou a produção da 100.000ª unidade do EX30, seu veículo elétrico mais acessível. O marco foi atingido em 30 de setembro de 2024, refletindo a forte demanda pelo modelo nos principais mercados globais.
Desde o início da produção na China, no final de 2023, a Volvo já produziu um volume significativo do EX30 em um curto espaço de tempo. A conquista coincide com o aumento contínuo das vendas do carro elétrico de entrada da marca sueca, sobretudo na Europa.
Trazendo uma nova proposta para a marca, o EX30 é um veículo elétrico compacto mas que traz muitas das tecnologias presentes em modelos maiores da Volvo. Com preço inicial em torno de R$ 229.950 no Brasil, o EX30 briga em um segmento competitivo que inclui tanto carros elétricos quanto modelos a combustão e híbridos.
O EX30 se tornou um importante impulsionador de vendas para a Volvo. Segundo a Dataforce, o modelo foi o segundo SUV elétrico mais vendido na Europa em agosto de 2024, ficando atrás apenas do Tesla Model Y.
Apesar da queda de 43,9% nas vendas de veículos elétricos na União Europeia em agosto, a Volvo registrou um dos maiores crescimentos de emplacamentos. As vendas totais da marca sueca aumentaram 36% em relação ao ano anterior, para 19.605 unidades, e o EX30 foi o principal responsável por esse crescimento, contribuindo com 6.377 unidades.
Como já discutimos aqui, o lançamento do EX30 nos Estados Unidos foi adiado para o segundo semestre de 2025 devido a novas tarifas de importação impostas pelo governo americano sobre veículos elétricos fabricados na China. Para contornar essa questão, a Volvo se prepara para produzir o EX30 em sua fábrica de Ghent, na Bélgica, e exportá-lo para o mercado norte-americano.
No Brasil, a Volvo tem como objetivo dobrar suas vendas em 2024, passando de quase 9.000 carros vendidos em 2023 para 18.000 unidades. O sucesso do EX30 será crucial para alcançar essa meta, já que o modelo sozinho precisará vender o equivalente a todo o restante do portfólio da empresa no país. A conferir.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Volvo EX30: SUV elétrico tem promoção com condições especiais no Brasil
Toyota bZ4X será aposentado: nova nomenclatura para elétricos a caminho
Volvo EX30 avança e chega ao pódio de vendas na Europa e no Brasil
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico é flagrado em testes no Brasil
Volvo EX30: novo recorde com mais de 11 mil emplacamentos em maio