Estamos muito próximos da estreia do novo Renault 4, que será oficialmente apresentado no Salão de Paris 2024, com data marcada para outubro. A Renault continua sua estratégia de renovação de clássicos, trazendo de volta o icônico modelo agora em versão elétrica, rebatizado como Renault 4 E-Tech.

Este lançamento reforça a ofensiva elétrica da marca, posicionando o modelo ao lado do Renault 5 E-Tech e do Novo Twingo, ambos focados em mobilidade sustentável. Mas vamos dar uma olhada em detalhes em todas as pistas que temos em mãos.

Conceito padronizado

Como já se esperava, o novo 4 deve ser diretamente derivado do 4EVER Trophy, mas deixando de lado todos os excessos do conceito apresentado em 2022, mantendo vários detalhes de estilo. A começar pela grade fechada com o logotipo da Renault iluminado no centro. No teaser apresentado pela Renault, há faróis visíveis, mas eles devem manter o design circular, representado por vários segmentos de luz, do conceito.

Renault 4 E-Tech Elétrico
Renault

Novo Renault 4 E-Tech Electric, a parte dianteira

Na traseira, o Renault 4 E-Tech Electric apresenta faróis verticais em forma de "O", remetendo ao estilo do Fiat 500X, e um spoiler que se estende sobre uma janela traseira quase vertical. Essa configuração garante uma boa capacidade de carga, sem comprometer o espaço do porta-malas.

Ainda é muito cedo para falar sobre as dimensões do novo Renault 4. O 4EVER Trophy tinha 4,06 metros de comprimento e a versão de produção poderia manter a mesma medida, posicionando-se assim um degrau acima do novo Renault 5, que tem 3,92. O interior deve ser o mesmo do 4EVER Trophy, pelo menos no que diz respeito ao layout do painel de instrumentos, com foco em um uso ainda mais racional do espaço. 

Renault 4 E-Tech Electric (imagem teaser)
Renault

Novo Renault 4 E-Tech Electric, a traseira

O mesmo vale para os motores: o Renault 4 e o Renault 5 compartilharão a plataforma, assim como a motorização. Inicialmente, é provável que apenas o motor de 150 cv com uma bateria de 52 kWh esteja disponível, que será acompanhado posteriormente por um motor menos potente. 

Só temos que esperar até o Salão do Automóvel de Paris de 2024 para ter acesso a todos os detalhes.

Galeria: Renault 4 E-Tech Electric (imagens teaser)