O novo Zeekr X já teve os dados de autonomia divulgados no Brasil. O SUV elétrico premium da marca chinesa que pertence ao grupo Geely recebeu nota "A", a mais alta, nos testes de eficiência no âmbito do PBEV do INMETRO. Classificado em duas versões (Flagship e Premium), o veículo elétrico está homologado para até 332 km de alcance pelo órgão brasileiro. 

Com previsão de lançamento em outubro, o novo Zeekr X já foi, inclusive, flagrado em testes finais sem camuflagem. 

Flagra - Zeekr X (BR)
InsideEVs Brasil

Flagra - Zeekr X (BR)

Apresentado globamente em fevereiro de 2023, o X é o terceiro modelo da Zeekr. Vale destacar que a nova marca tem ambições globais e foi criada para atuar em um segmento acima das marcas generalistas, de modo a competir diretamente com BMW, Audi e Mercedes-Benz, por exemplo.

Os carros elétricos da Zeekr são baseados na nova arquitetura SEA da Geely, que é a mesma plataforma que sustenta o novos modelos da Volvo e, graças a ela, os veículos elétricos da marca poderão contar com a comodidade de atualizações de software OTA - 'Over the Air' - ao longo da vida útil. 

Flagra - Zeekr X no Brasil

Flagra - Zeekr X no Brasil

O Zeekr X aposta num design de linhas angulares e aerodinâmicas que lembram o Lynk & Co. 01. Construído sobre a plataforma SEA da Geely, o modelo oferece duas opções de motorização: uma de tração traseira com 272 cv e outra de tração integral com 428 cv, ambas com um pacote de bateria de 66 kWh.  

  • Modelo de tração traseira:

    • Potência: 200 kW (272 cavalos de potência)
    • Torque: 384 Nm
    • Autonomia: 332 km (ciclo Inmetro)
    • Aceleração de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos
  • Modelo de tração integral (motor duplo):

    • Potência: 315 kW (428 cavalos de potência)
    • Torque: 543 Nm
    • Autonomia: 304 km (ciclo Inmetro)
    • Aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos

E como dissemos, a estreia por aqui está prevista para outubro, algo que deve ser confirmado oficialmente nos próximos dias. Por fim, vale destacar que para o Brasil, a marca terá um posicionamento premium. Segundo executivos, estarão onde BYD e GWM não estão neste momento, focando na briga com Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche e a própria Volvo

Na China, o Zeekr X custa a partir de 179 mil yuans, o equivalente a R$ 135 mil. No Brasil, o modelo deverá concorrer com o “primo” Volvo XC40 e com as versões topo de linha do EX30. Na prática, deverá custar acima dos R$ 300 mil. 

InsideEVs / Motor1 foi até a China para conhecer a fábrica da Zeekr e dirigir o novo X. Confira abaixo: