Bicicletas elétricas usadas: vendas crescem 12% em 2024 no Brasil
OLX revela alta na procura por bicicletas elétricas de segunda mão e destaca marcas mais populares
A crescente busca por um estilo de vida mais sustentável e saudável impulsiona o mercado de bicicletas. De acordo com um levantamento da OLX, as vendas de bicicletas elétricas de segunda mão registraram um crescimento de 12% em 2024, com aumento de 29% na procura.
O estudo, que analisou o período de janeiro a julho deste ano, comparado ao mesmo período de 2023, demonstra o interesse dos consumidores em adquirir bicicletas elétricas usadas. Apesar do crescimento das e-bikes, as bicicletas infantis continuam liderando as vendas, representando 74,2% do mercado.
"A bicicleta se consolida como um meio de transporte prático e ecologicamente correto. A economia circular e o prolongamento da vida útil dos produtos são cada vez mais valorizados pelos consumidores", afirma Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo da OLX.
Marcas mais populares:
Entre as marcas nacionais, a Caloi se destaca como a mais comercializada, com 67% do mercado. Em seguida, aparecem Oggi (8%) e GTS (6,2%). No segmento internacional, a Specialized lidera as vendas, com 31,4%, seguida por Trek (19,1%) e Cannondale (17,2%).
A compra de bicicletas elétricas usadas representa uma economia significativa para o consumidor. Em média, uma bicicleta de ciclismo usada custa 51,9% menos do que uma nova.
Ainda que o mercado tenha diversos modelos de e-bikes com preços bem elevados, o valor médio de compra apurado pelo OLX é de R$ 3.475 para as opções de segunda mão, contra R$ 5.000 das bicicletas novas.
Para garantir uma compra segura ao adquirir uma bicicleta pela internet, a OLX recomenda:
- Negociar diretamente com o proprietário: Evite intermediários e tire suas dúvidas pelos canais oficiais da plataforma.
- Marcar uma visita para ver a bicicleta pessoalmente: Prefira locais públicos e movimentados.
- Fazer o pagamento apenas em uma conta em nome do proprietário.
- Verificar a legalidade de lojas de seminovos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
BYD Dolphin Mini supera até modelos a gasolina e lidera ranking na China
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
BYD Song Pro bate recorde de vendas no Brasil após redução de preço
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Recém-lançado no Brasil, Hyundai Ioniq 5 bate recorde de vendas nos EUA