Embora menos frequentes que em veículos a combustão, incêndios em baterias de carros elétricos podem apresentar desafios significativos. Uma vez iniciadas, as chamas podem persistir por longos períodos, às vezes sem sinais visíveis, tornando a situação complexa e perigosa.

Diante desse cenário, o setor automotivo busca constantemente soluções inovadoras para garantir a segurança dos veículos elétricos. A startup americana 24M, por exemplo, desenvolveu uma nova tecnologia para baterias que promete revolucionar o mercado. Essa inovação pode ser um marco importante para a popularização dos carros elétricos. 

JLR - Energy Source - baterias

Energy Source - baterias

Ela é chamada de separador de bateria Impervio e, em resumo, pode melhorar significativamente a segurança ao evitar que células de bateria sobrecarregadas peguem fogo. A startup apoiada pela Volkswagen divulgou um vídeo que mostra duas células de lítio, níquel, manganês, cobalto e grafite de 10 amp/hora, ambas totalmente carregadas e depois levadas a 100% de capacidade excessiva. A sobrecarga de uma bateria pode levar à formação de dendritos e a um curto-circuito interno, o que pode levar a um incêndio ou explosão.

A célula na parte de baixo era uma unidade pronta para uso, enquanto a de cima tinha o separador Impervio da 24M, e os resultados falam por si. A célula padrão explodiu em chamas após cerca de 38 minutos do procedimento de teste e exibiu uma temperatura de 293 graus Fahrenheit, enquanto a célula fabricada pela 24M com o separador Impervio permaneceu estável durante o teste de uma hora e nunca ultrapassou 86 graus.

"A segurança da bateria é um grande obstáculo para a adoção generalizada de veículos elétricos", disse Naoki Ota, presidente e CEO da 24M. "Os recentes incêndios em veículos elétricos em todo o mundo destacaram a necessidade de inovações na segurança das baterias. Um futuro de energia sustentável só é possível com inovações como a Impervio, que pode ajudar a evitar incêndios em baterias e criar novas oportunidades para a inovação em baterias."

O separador da 24M obstrui a propagação de dendritos controlando a célula no nível do eletrodo individual, disse a empresa. A camada adicional de segurança pode evitar o descontrole térmico ao monitorar a eletroquímica da célula e permitir a implementação de uma proteção contra falhas no caso de um possível curto-circuito, acrescentou a 24M.

Separador de bateria Impervio da 24M

A startup sediada em Cambridge não é a única que está buscando maneiras de minimizar o risco de incêndios em baterias. Há alguns dias, informamos sobre a "camada reforçada de segurança" sensível à temperatura da LG Chem, que pode alterar sua resistência elétrica com base na temperatura, atuando efetivamente como um "fusível" que bloqueia o fluxo de eletricidade nos estágios iniciais de superaquecimento.

Se pudéssemos magicamente colocar essas inovações em prática o mais rápido possível, seria ótimo. Mas o fato é que as soluções da 24M e da LG Chem para evitar incêndios nas baterias ainda estão a alguns anos de distância de se tornarem um recurso padrão em carros elétricos.

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