Hyundai começa a produzir carros elétricos em megafábrica nos EUA
Fábrica será responsável pela fabricação de modelos elétricos de todas as marcas do grupo coreano
O Grupo Hyundai (composto pelas marcas Kia, Genesis e Hyundai) iniciou a produção do atualizado Hyundai Ioniq 5 2025 em sua nova fábrica de veículos elétricos na Geórgia. A montagem do SUV começa menos de dois anos após a montadora sul-coreana ter iniciado as obras no local da Metaplant, que ocupa 12 km² em Bryan County, nos arredores de Savannah.
Um porta-voz do grupo coreano afirmou em comunicado que o processo de produção na fábrica foi validado "para garantir que seus veículos atendam aos altos padrões de qualidade do Hyundai Motor Group" e que uma "celebração de inauguração grandiosa está planejada para o primeiro trimestre de 2025."
Hyundai Ioniq 5 XRT
A Metaplant fabricará seis veículos elétricos para as marcas Hyundai, Genesis e Kia, e também abrigará uma fábrica de baterias como parte de uma joint venture entre o grupo e a LG Energy Solution. Entretanto, a parte da fábrica dedicada às baterias não será inaugurada até o final de 2025.
O investimento total na fábrica de veículos elétricos e baterias é de US$ 7,59 bilhões.(cerca de R$ 41.98 bilhões) A fábrica terá uma capacidade inicial para produzir 300.000 veículos elétricos, mas poderá aumentar para 500.000, dependendo da demanda.
Hyundai Ioniq 5 XRT
O CEO da Hyundai Motor North America, Jose Muñoz, afirmou este ano que a fábrica também produzirá veículos híbridos para acompanhar o interesse dos consumidores pelo sistema de propulsão.
No Brasil, marca vai de Ioniq 5 ''tradicional''
Hyundai Ioniq 5 (BR)
Enquanto em outros mercado a Hyundai já explora versões esportivas do Ioniq 5 com o N, além do pacote aventureiro com o XTR, por aqui a coreana irá apostar na configuração ''tradicional''. O modelo chegou recentemente ao mercado na versão Signature e está equipado com w nova bateria de 84,0 kWh e dois motores elétricos, integrados aos eixos dianteiro e traseiro, que entregam 325 cv de potência e torque máximo de 61,6 kgfm.
A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 5,3 segundos e a velocidade máxima é de 185 km/h. Outro destaque é o sistema HTRAC, que distribui o torque entre as rodas para melhorar a aderência e estabilidade. No Brasil, a versão Signature do Ioniq 5 tem preço inicial de R$ 394.990.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Não vamos dar isenção de IPVA para carro feito na Bahia", diz Tarcísio
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Transporte elétrico e meio ambiente: como acelerar a transição
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Carros elétricos podem ter preços iguais aos de combustão até 2026