Em setembro de 2024, o mercado de veículos eletrificados no Brasil apresentou uma distribuição interessante entre os diferentes tipos de híbridos. Os dados compilados pela ABVE mostram uma prevalência de híbridos plug-in e uma participação mais discreta dos micro híbridos.
Os híbridos plug-in (PHEV) lideraram as vendas, com 4.869 unidades comercializadas, representando 36,7% do total de eletrificados no mês. Apesar de uma leve retração de 15,8% em relação a agosto, os PHEV demonstram um crescimento significativo na comparação com o mesmo período de 2023, com um aumento de 60,8%.
Outros modelos híbridos, como os HEV convencionais e os HEV FLEX, também marcaram presença, com participações de 9,3% e 11,6%, respectivamente, enquanto os micro híbridos (MHEV) contribuíram com 7,0% das vendas.
No acumulado de 2024, de janeiro a setembro, os dados seguem uma tendência semelhante. Os PHEV somaram 40.605 unidades, representando 33,13% do mercado eletrificado no período. Já os HEV FLEX, com 15.838 veículos vendidos, alcançaram 11,6% das vendas, seguidos pelos HEV convencionais (9,3%) e os micro híbridos (7,0%).
Confira na tabela abaixo um resumo das vendas de híbridos em setembro e no acumulado do ano:
Tipo de Veículo | Vendas em Setembro | Vendas Acumuladas 2024 (jan-set) | Participação Acumulada 2024 (%) |
---|---|---|---|
PHEV | 4.869 | 40.605 | 33,13% |
HEV | 1.235 | 10.929 | 9,3% |
HEV FLEX | 1.540 | 15.838 | 11,6% |
MHEV | 922 | 9.455 | 7,0% |
*Essa tabela excluiu os dados de vendas dos elétricos a bateria (BEV)
Mais vendidos em setembro:
O modelo híbrido mais vendido do Brasil em setembro foi a linha GWM Haval H6 (1.952). Disponível em versões híbrida (HEV) e híbrida plug-in (PHEV), o SUV da GWM teve uma leve queda em relação ao mês anterior, mas manteve a ponta. Mais abaixo, o BYD Song Plus (1.270) garantiu um segundo lugar, ficando ligeiramente acima do Toyota Corolla Cross (1.195), que fecha o pódio dos híbridos.
Novato, o BYD Song Pro (902) garantiu o quarto lugar com um bom número de emplacamentos, ficando bem à frente do Toyota Corolla Hybrid (337). Sexto no top 10, o também novato BYD King (273) foi menos feliz que o "primo" SUV, mas o suficiente para ficar à frente do Volvo XC60 (234).
Modelo | Vendas em setembro | Propulsão |
1. GWM Haval H6 | 1.952 | HEV + PHEV |
2. BYD Song Plus | 1.270 | PHEV |
3. Toyota Corolla Cross | 1.195 | HEV |
4. BYD Song Pro | 902 | PHEV |
5. Toyota Corolla | 337 | HEV |
6. BYD King | 273 | PHEV |
7. Volvo XC60 | 234 | PHEV |
8. BMW X3 | 171 | PHEV |
9. Toyota RAV4 | 156 | HEV + PHEV |
10. Honda Civic | 138 | HEV |
Fonte: ABVE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul