Mini John Cooper Works Electric mantém tradição sem combustão
Os primeiros JWC elétricos são revelados como hatch e SUV
Depois do que pareceu uma eternidade repleta de fotos oficiais de protótipos camuflados e especificações técnicas preliminares, finalmente aqui está o novo Mini John Cooper Works EV. Dessa vez, é o esportivo de verdade, não um pacote disponível para o Mini Cooper normal com detalhes estéticos. São 261 cv e 35,7 kgfm no motor elétrico dianteiro. Ele ganha 27 cv temporários ao toque e um botão.
O conjunto de baterias tem uma capacidade bruta de 54,2 kWh e oferece uma autonomia combinada de 368 km de acordo com a classificação WLTP. Com o procedimento mais conservador da EPA, esperamos que a classificação de alcance caia para cerca de 320 quilômetros com uma carga completa, mas saberemos com certeza quando a Mini apresentar o hatchback de três portas nos Estados Unidos. Para o Brasil, podemos esperar algo parecido com o ciclo EPA.
Galeria: Mini John Cooper Works Electric (2024)
Ir de zero a 100 km/h leva 5,9 segundos e a velocidade máxima é de 200 km/h. No entanto, a empresa não informou a velocidade de recarga do hot hatch elétrico. O Mini Cooper SE, que usa a mesma bateria do John Cooper Works, tem uma taxa máxima de carregamento DC de 95 kW, enquanto o Countryman pode aceitar até 130 kW. A Mini disse que o novo JCW elétrico tem um ajuste de suspensão específico que maximiza a sensação de kart pela qual os Minis são conhecidos, além de garantir uma dirigibilidade ágil.
Saias laterais pretas, apliques na coluna C e um spoiler traseiro preto fazem parte do kit padrão, assim como as rodas de 19 polegadas específicas para o JCW. Há também um para-choque dianteiro bastante agressivo. No interior, o Mini elétrico vem com um padrão preto e vermelho na superfície de malha do painel, bancos pretos de couro sintético com tecido de malha multicolorido e costura vermelha, bem como uma tela central redonda sensível ao toque de 9,4 polegadas de alta resolução que funciona como tela de infoentretenimento e painel de instrumentos digital.
O novo Mini John Cooper Works Electric hatchback de três portas fará sua estreia global no Salão do Automóvel de Paris. Ao lado dele, a Mini também mostrou o John Cooper Works Aceman, que é como uma versão crossover de quatro portas do hatchback. Ele tem a mesma bateria, potência e velocidade máxima que o hatchback de três portas, mas o tempo de zero a 100 km/h é um pouco mais lento, 6,4 segundos, e a classificação de alcance WLTP também caiu para 352 km com uma carga completa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW revoluciona produção com carros que se movem sozinhos na fábrica
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Novo Mini Cooper SE elétrico: versão top chega ao Brasil por R$ 259.990
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Novo Mini Cooper Elétrico já está à venda no Brasil por R$ 209.990
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Mini Cooper JCW E: hot elétrico de 259 cv aparece em primeiras imagens