O novo Leapmotor B10 foi revelado oficialmente no Salão do Automóvel de Paris de 2024. Trata-se um SUV elétrico compacto, construído sobre a plataforma LEAP 3.5, que faz parte da arquitetura B da marca chinesa parceira da Stellantis, e que será lançado em diversos mercados globais.
Embora os detalhes técnicos, como potência e especificações de bateria, ainda não tenham sido divulgados, o B10 já gera expectativas no mercado. O modelo será lançado globalmente em 2025, com um foco no segmento de preço entre 100.000 e 150.000 yuans (aproximadamente R$ 68.000 a R$ 102.000 em uma conversão direta), reforçando a estratégia da Leapmotor de oferecer produtos com forte apelo de custo-benefício.
A Leapmotor International, fruto de uma joint venture com a Stellantis — um dos maiores conglomerados automotivos do mundo, liderado por Carlos Tavares —, vem acelerando sua expansão global. A colaboração com a Stellantis, que detém o controle majoritário da parceria, proporciona à Leapmotor acesso à vasta rede de distribuição europeia e mundial, facilitando sua inserção em novos mercados.
O B10 será o terceiro modelo da marca a chegar à Europa, após o carro elétrico urbano T03 e o SUV familiar C10. Vale destacar que o T03 será montado na fábrica da Stellantis em Tychy, na Polônia, evitando assim as tarifas aduaneiras da União Europeia.
A chegada do B10 ao mercado europeu em 2025 é vista como uma jogada estratégica crucial para a Leapmotor, uma vez que o segmento C é um dos mais competitivos e de maior volume de vendas na Europa. O modelo terá pela frente concorrentes de peso, como Kia Niro, Renault Scenic e Peugeot e-3008, além do BYD Atto3 (Yuan Plus). No entanto, a Leapmotor promete um diferencial importante: o preço competitivo. Considerando que o C10, modelo de maior porte, é oferecido a partir de 36.400 euros (cerca de R$ 192.000), é esperado que o B10 siga essa mesma abordagem agressiva.
E como dissemos no início, apesar da apresentação no Salão de Paris, ainda não foram divulgados muitos detalhes sobre as especificações do B10, como o tipo de motor, capacidade da bateria ou autonomia. O que se sabe até o momento é que o modelo contará com uma tecnologia avançada de assistência à condução e elevado nível de digitalização.
Além do B10, outras novidades foram anunciadas no Salão de Paris. A marca revelou que, em 2026, outro modelo da Série B será lançado, desta vez um elétrico de dois volumes e cinco portas. Outro destaque do evento foi o C16, a versão alongada do C10, equipada com três fileiras de bancos e uma configuração de seis lugares (2+2+2). O C16 promete carregamentos ultrarrápidos, graças à sua arquitetura de 800 V, entre outras inovações.
Enquanto isso, a chegada da Leapmotor ao Brasil representa um passo importante para a Stellantis, que busca aumentar sua oferta de veículos elétricos na América do Sul. A expertise da Leapmotor no desenvolvimento de EVs, aliada à vasta experiência da Stellantis no mercado automotivo da região, promete criar uma alternativa competitiva às gigantes chinesas já estabelecidas, como BYD e GWM.
Flagra Leapmotor C10 Brasil
Ainda não foram confirmados os modelos que a Leapmotor trará ao Brasil, mas especula-se que o C10 e o T03 sejam os primeiros a serem lançados. Ambos os veículos já foram vistos em testes na cidade de Betim, Minas Gerais, onde está localizada a fábrica da Fiat, uma das principais subsidiárias da Stellantis na região. Segundo apuramos, o B10 também está no radar e pode se juntar ao portfólio por aqui. A conferir.
Para apoiar a entrada da marca no Brasil, a Leapmotor está desenvolvendo uma rede de concessionárias e lançou um hotsite onde os consumidores poderão acompanhar as novidades da marca, explorar os modelos que serão disponibilizados e localizar os pontos de venda.
Fotos: Fábio Trindade (Motor1)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Leapmotor desiste de produzir na Polônia e foca na Alemanha ou Eslováquia
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Maserati vai ajudar Leapmotor a melhorar seus carros elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
No Brasil em 2025, Leapmotor atinge a marca de 500.000 carros produzidos
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Carro elétrico popular da Stellantis terá produção ainda em 2024 na Europa