A Alpine, divisão de esportivos do grupo Renault, começou a dar seus primeiros passos para ter um supercarro. No Salão de Paris desse ano, a marca apresentou o conceito Alpenglow Hy6, um modelo projetado com motorização 3.5 V6 a hidrogênio e que é uma evolução do conceito estático Alpenglow apresentado em 2022.

Diferente do primeiro modelo, esse cupê da Alpine é o modelo mais próximo de um carro de rua já apresentado, e mostra que a francesa ainda tem planos longos para motores a combustão.

Alpine Alpenglow Hy6, vista lateral

Alpine Alpenglow Hy6, vista lateral

Novo estilo e motor à vista

Começando pelo exterior, o Alpenglow HY6 é um cupê elegante e de perfil ultrabaixo com carroceria totalmente em fibra de carbono pintada em Specula Blue, com 5,20 metros de comprimento, 2,10 metros de largura e apenas 1,14 metros de altura.

Uma das partes completamente renovadas é a traseira, que mostra, através de uma janela traseira de vidro, o motor V6 ladeado por duas entradas de ar do resfriador de óleo da caixa de câmbio sequencial Xtrac de 6 velocidades.

Alpine Alpenglow Hy6, vista de três quartos da parte traseira
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Alpine Alpenglow Hy6, vista traseira em três quartos

Também não faltam novos slots de resfriamento para o motor de hidrogênio, uma asa traseira transparente, spoilers dianteiro e na parte central do teto e escapamentos Inconel integrados às luzes traseiras.

interior de carbono, alumínio e Alcantara

Alpine Alpenglow Hy6, o detalhe da porta
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Alpine Alpenglow Hy6, o detalhe da porta "borboleta

Através das portas "borboleta" do Alpenglow Hy6, você se acomoda nos assentos esportivos envolventes revestidos com tecido que muda de cor, de metálico a azul, dependendo da luz. Pelo menos de acordo com o anúncio da Alpine, que não deu muitos detalhes sobre seu interior.

A forma triangular, que segundo a Alpine lembra montanhas, também está presente na parte dianteira da cabine e desempenha várias funções visuais para o motorista, que é envolvido por um painel de instrumentos formado por uma travessa tubular, fibra de carbono, alumínio e Alcântara.

3.5 V6 twin-turbo que queima hidrogênio

No coração do Alpenglow Hy6, apoiado em um chassi de corrida LMP3 de fibra de carbono, está um motor V6 especialmente desenvolvido ao longo de dois anos pela equipe da Alpine em Viry-Châtillon, que promote dar um novo passo na história dos motores movidos à hidrogênio.

Alpine Alpenglow Hy6, detalhe do motor
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Alpine Alpenglow Hy6, detalhe do motor

O V6 twin-turbo de 3.5 litros tem bloco de motor de alumínio com cárteres secos, cabeçotes de alumínio fundido, quatro eixos de comando de válvulas no cabeçote e quatro válvulas por cilindro, podendo chegar até 9.000 rpm.

A potência máxima de 750 cv é atingida a 7.600 rpm (torque de 78 kgfm a 5.000 rpm), movida pela tração traseira e com velocidade máxima declarada superior a 330 km/h.

Alpine Alpenglow Hy6, a mecânica em detalhes
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Alpine Alpenglow Hy6, a mecânica em detalhes

Embora o Hy6 seja um esportivo exclusivo para as pistas, a Alpine acredita que a tecnologia usada na motorização também faz sentido em um modelo para uso nas ruas. A marca francesa de nicho chega a dizer que um motor de combustão interna movido a hidrogênio representa uma "solução tremendamente promissora para uso em estradas".

A ideia de modificar um motor de combustão para funcionar com hidrogênio é muito mais antiga do que as experiências da Toyota com o GR Yaris e o GR Corolla. A BMW fez um Série 7 V12 com uma unidade de 6,0 litros movida a hidrogênio em 2005. Voltando ainda mais no tempo, a marca de luxo alemã desenvolveu um Série 5 (E12) para funcionar com hidrogênio líquido no final da década de 1970.

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Galeria: Alpine Alpenglow Hy6

Foto de: Alpine