O novo Kia EV3, SUV elétrico de entrada da marca, foi uma das atrações da marca no Salão de Paris. Com a promessa de ser um concorrente direto entre os compactos elétricos, o modelo chega ao mercado com preços mais acessíveis dentro da linha e boa oferta de tecnologia.
Já disponível na Coreia do Sul, a versão "Standard", equipada com uma bateria de 58,3 kWh, tem preço inicial de ₩ 42 milhões (aproximadamente R$ 163.000). Já a versão "Long Range", com bateria de 81,4 kWh e autonomia de até 560 km (ciclo WLTP), parte de ₩ 46 milhões (cerca de R$ 178.000). Vale ressaltar que esses valores são referentes ao mercado coreano e ainda não foram confirmados para outros países.
Embora ainda não haja informações oficiais sobre a chegada do EV3 ao Brasil, é possível fazer estimativas com base em modelos já comercializados pela Kia e seus concorrentes. Por exemplo, o Volvo EX30, custa a partir de R$ 229.950 no Brasil, o que pode servir como referência para o preço do EV3 em nosso mercado. A faixa de preço entre R$ 200.000 e R$ 250.000 deve se tornar bastante competitiva nos próximos anos, com a popularização dos veículos elétricos.
No final de setembro, um marco importante para a Kia foi a inauguração da fábrica exclusiva para veículos elétricos, chamada EVO Plant, localizada em Gwangmyeong, Coreia do Sul. Com capacidade de produção de 150 mil unidades por ano, a instalação será responsável pela fabricação em massa de modelos como o EV3 e EV4. Segundo o CEO da Kia, Jun-Young Choi, a nova planta é fundamental para a estratégia da montadora em se consolidar como líder no mercado de veículos elétricos.
Desde seu lançamento na Coreia, em junho, o Kia EV3 já acumulou mais de 10 mil reservas em menos de um mês. Considerado um "divisor de águas" no mercado coreano, o modelo tem se destacado pela combinação de preço competitivo e tecnologias avançadas. Na Europa, o EV3 será vendido por cerca de € 36 mil (aproximadamente R$ 218.300), com autonomia de até 599 km, segundo o ciclo WLTP.
O Kia EV3 traz uma série de itens de tecnologia, como o sistema i-Pedal com frenagem regenerativa inteligente, que ajusta o nível de regeneração conforme a distância do veículo à frente. Além disso, o modelo conta com o Guia de Eficiência na Direção (Driving Range Guide), projetado para ajudar os motoristas a otimizar o consumo de energia.
Outro destaque é o motor elétrico síncrono, capaz de gerar 150 kW (204 cv) e 31,6 kgfm de torque. O veículo pode ser equipado com baterias de 58 kWh ou 81 kWh, garantindo uma das maiores autonomias da categoria, como mencionado antes. A recarga do EV3 pode ser feita em corrente alternada com potência de até 11 kW, ou em corrente contínua, atingindo até 128 kW, o que permite recargas mais rápidas, embora existam opções de maior potência no mercado.
O EV3 também traz a tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), permitindo que o carro forneça energia para outros dispositivos, solução que deve se ampliar entre os veículos elétricos. No futuro, a Kia planeja lançar uma versão AWD e uma variante GT do modelo, o que deve expandir ainda mais seu apelo no mercado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia EV3: sucesso de vendas e expectativa de produção no México
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Kia EV3: SUV elétrico pode ser feito no México e deveria vir ao Brasil
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Kia Pride EV: subcompacto dos anos 90 vira elétrico com personalidade
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Kia EV9, que virá ao Brasil, inova com motor elétrico de duplo estágio