O Audi Q6 Sportback e-tron, apresentado no Salão de Paris de 2024, é o mais novo integrante da linha de SUVs elétricos da Audi. Sua principal característica é o estilo coupé, que apresenta uma linha de teto mais baixa e fluida. A redução de 37 mm na altura em comparação ao Q6 e-tron convencional contribui ainda para uma performance otimizada, especialmente em termos de autonomia e aerodinâmica.

O formato do Q6 Sportback e-tron foi pensado para melhorar o desempenho aerodinâmico, resultando em um coeficiente de arrasto (Cx) de 0,26, inferior ao modelo SUV, que possui um Cx de 0,28. Essa diferença reflete diretamente na autonomia, que pode alcançar até 656 km (WLTP) em condições ideais, oferecendo uma extensão de 22 km em comparação à versão padrão. A inclinação suave do teto até a traseira incorpora um spoiler discreto e funcional, além de uma barra de luzes que se estende por toda a largura do veículo, complementando o design visual.

Audi Q6 e-Tron Sportback - Salão de Paris
Motor1 Brasil

O interior do Q6 Sportback e-tron segue o mesmo padrão do Q6 convencional, oferecendo uma cabine espaçosa devido à distância entre eixos de 2,90 metros. A capacidade do porta-malas é de 511 litros, o que é adequado para a categoria, apesar do formato coupé.

Audi SQ6 Sportback e-tron (2024)
Audi

Audi SQ6 Sportback e-tron (2024)

Em termos de tecnologia, o veículo é equipado com um sistema de infoentretenimento avançado, com uma tela central de 14,5 polegadas, um painel de instrumentos digital de 11,9 polegadas e uma tela opcional de 10,9 polegadas para o passageiro da frente. O sistema de navegação inclui funcionalidades voltadas para veículos elétricos, como a localização de estações de recarga e a estimativa de autonomia. 

Galeria: Audi Q6 e-Tron Sportback - Salão de Paris

O Audi Q6 Sportback e-tron oferece várias opções de motorização, começando com uma versão de tração traseira, equipada com um único motor elétrico no eixo traseiro. A versão de entrada conta com uma bateria de 83 kWh (75,8 kWh utilizáveis), gerando 252 cv. A versão Performance, com uma bateria de 100 kWh (94,9 kWh utilizáveis), oferece 306 cv de potência e alcança a autonomia máxima de 656 km (WLTP). Além disso, há uma versão com dois motores elétricos, oferecendo tração integral e uma potência combinada de 387 cv. 

Audi SQ6 Sportback e-tron (2024)
Audi

Audi SQ6 Sportback e-tron (2024)

A versão SQ6 Sportback e-tron é a mais potente, com 489 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. Essa versão esportiva combina dois motores elétricos e tração integral, oferecendo maior agilidade e uma experiência de direção que prioriza a performance.

O Q6 Sportback e-tron utiliza um sistema elétrico de 800 volts, que permite recargas rápidas em estações de carregamento de até 270 kW. Isso possibilita recarregar a bateria de 10% a 80% em aproximadamente 21 minutos. O sistema de bateria e a plataforma PPE (Premium Platform Electric), desenvolvida em conjunto com a Porsche, tem como diferenciais um bom equilíbrio entre performance e tempo de recarga.

Galeria: Audi SQ6 Sportback e-tron (2024)

E assim como o Q6 e-tron padrão, o modelo também se destaca pelos avançados sistemas de segurança e assistência ao condutor. Entre os recursos disponíveis estão o controle de cruzeiro adaptativo, o assistente de manutenção de faixa, o sistema de frenagem automática de emergência e o monitoramento de ponto cegos, entre várias outras funcionalidades.  

O Q6 Sportback e-tron será inicialmente produzido na fábrica de Ingolstadt (ALE) e estará disponível para encomendas na Europa a partir da virada do ano 2024/2025. Os preços são 2.400 euros mais altos do que o Q6 e-tron equivalente; eles começam em 65.900 euros (R$ 400.838). Seus concorrentes incluem Ford Mustang Mach-E, Tesla Model Y, Porsche Macan Electric e Polestar 4.