A Apple, conhecida por seus produtos de alta tecnologia, esteve envolvida em um ambicioso projeto para lançar seu próprio carro elétrico, o chamado Apple Car. No entanto, esse projeto nunca chegou ao mercado, tendo sido cancelado antes de ser concluído. Novos relatos, no entanto, revelam que a empresa trabalhou em estreita colaboração com a BYD, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos da China, no desenvolvimento de uma tecnologia avançada de baterias.

A colaboração começou por volta de 2017, quando a Apple firmou uma parceria com a BYD para criar um sistema de baterias personalizado para seu carro. O foco estava no desenvolvimento de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP), conhecidas por oferecerem maior segurança e autonomia, além de serem mais econômicas. Segundo fontes, a Apple queria uma solução de longo alcance para seu carro elétrico, enquanto a BYD contribuiu com seu conhecimento em fabricação e inovação no uso de células LFP.

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Durante o processo, a BYD apresentou à Apple uma versão inicial do que viria a se tornar a bateria "Blade", que impressionou os executivos da empresa americana. A Blade Battery é atualmente uma das tecnologias mais notáveis no portfólio da BYD, destacando-se pela eficiência no espaço e autonomia, e sendo usada na maioria dos veículos elétricos e híbridos plug-in da marca.

Embora a parceria entre Apple e BYD tenha sido promissora, o projeto do Apple Car sofreu uma série de atrasos e, no final, a Apple decidiu interromper o desenvolvimento do veículo. No entanto, a contribuição da Apple para o design e gestão térmica das baterias ajudou a moldar a tecnologia que hoje é utilizada pela BYD em seus carros elétricos, tornando-se um marco importante para a empresa chinesa.

A Blade Battery agora equipa milhões de veículos vendidos pela BYD, consolidando sua participação cada vez maior no mercado de veículos elétricos. Embora o Apple Car não tenha se tornado realidade, sua influência continua a impactar a indústria automotiva, especialmente nas tecnologias de bateria.

Fonte: Bloomberg