A CATL, maior fabricante de baterias para veículos elétricos do mundo, divulgou uma queda significativa em seu lucro líquido do terceiro trimestre de 2024, reflexo da desaceleração nas vendas globais de EVs.

Apesar de um aumento de 26% no lucro líquido em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando 13,1 bilhões de yuans (cerca de US$ 1,8 bilhão), o resultado ficou bem abaixo das expectativas de analistas, que previam 14,7 bilhões de yuans. A receita também encolheu 12,5% ano a ano, totalizando 92,3 bilhões de yuans, contra uma projeção de 118,4 bilhões de yuans.

CATL

A redução na demanda por veículos elétricos, observada em grandes mercados como Japão e Alemanha, tem afetado a produção e os lançamentos de novos modelos por montadoras como General Motors e Ford. Esses fatores contribuem para a queda no desempenho financeiro da chinesa, que tem como clientes grandes nomes do setor automotivo, incluindo a Tesla.

Além da CATL, outras fabricantes de baterias também estão enfrentando dificuldades. A sul-coreana LG Energy Solution Ltd., terceira maior produtora mundial, está a caminho de registrar sua terceira queda consecutiva nos lucros trimestrais, conforme os resultados preliminares mais recentes.

Foto - CATL no Salão Automóvel de Munique de 2023

Apesar do cenário desafiador, a CATL manteve uma participação de mercado global de 37,1% entre janeiro e agosto de 2024, um aumento de 1,6 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, a participação da LG Energy Solution caiu 2,3 pontos percentuais, atingindo 12,1%.

A fabricante de baterias tem adotado estratégias para reduzir custos, incluindo maior controle sobre sua cadeia de suprimentos. Além disso, a adoção crescente de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) por fabricantes globais pode ampliar sua participação no mercado internacional. Outro ponto de crescimento é o setor de armazenamento de energia, segundo a analista Joanna Chen.

No mercado chinês, a CATL detém uma participação de 44%, de acordo com dados da China Automotive Power Battery Industry Innovation Alliance. Nos primeiros nove meses de 2024, a empresa gerou um lucro líquido de 36 bilhões de yuans, com uma receita de 259 bilhões de yuans.

Buscando novas áreas de crescimento, a CATL está desenvolvendo uma célula de bateria potente o suficiente para aviões elétricos e uma nova bateria de recarga rápida, que promete uma autonomia de 400 quilômetros em apenas 10 minutos de carregamento. A empresa também planeja apresentar novos produtos de baterias de veículos elétricos de autonomia estendida na próxima semana, em Pequim.

De qualquer forma, as ações da CATL subiram 8% na sexta-feira, acumulando um ganho de 55% no ano. Em resumo, a situação não está tão ruim assim, ainda mais considerando as perspectivas de melhora do segmento no médio e longo prazos.