Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
Lote defeituoso pode deixar o carregamento mais lento ou até gerar danos; equipamentos serão substituídos
A iniciativa da Ford de permitir que os motoristas de seus veículos elétricos usassem a rede Supercharger da Tesla com um adaptador foi inovadora. Mas hoje, a empresa está pedindo aos proprietários de veículos elétricos que parem de usar esses adaptadores imediatamente.
A Ford emitiu um boletim alertando os proprietários sobre um "possível problema" não especificado com os adaptadores que pode levar à redução da velocidade de carregamento ou, em certos casos, a danos à própria porta de carregamento. A natureza exata desse problema não foi divulgada, também não há sinais de problemas conhecidos com os adaptadores da Rivian ou da General Motors que permitem que os carros carreguem usando o plugue NACS (North American Charging Standard) da Tesla.
Estação Tesla Supercharger
"Com o tempo, o uso contínuo pode resultar na redução da velocidade de carregamento", disse um porta-voz da Ford.
"Dessa forma, a Ford não recomenda o uso do adaptador inicialmente fornecido a você para qualquer veículo a partir de agora, e nós lhe enviaremos um substituto", disse a Ford no boletim. "É urgente o recolhimento de todos os adaptadores afetados para reduzir o risco de possíveis danos ao veículo." A montadora acrescentou que substituirá os adaptadores de todos os proprietários gratuitamente. Vários proprietários da Ford nas mídias sociais relataram ter recebido esse e-mail.
O problema parece ter surgido recentemente. Quando um redator da equipe do InsideEVs EUA usou um adaptador para carregar um Ford Mustang Mach-E em teste nesta semana, ele se deparou com uma luz vermelha piscando na porta de carregamento e não pôde mais selecionar aquele plugue específico com o aplicativo da Tesla.
Ford Mustang Mach-E GT Performance ER (BR)
Um porta-voz da Ford confirmou que um determinado lote recente de adaptadores NACS da empresa foi afetado. A substituição dos adaptadores será classificada como uma ação de atendimento ao cliente, mas não um recall. Esta é a declaração da empresa:
"A Ford identificou um possível problema em um lote de adaptadores enviados no início do ano em que, com o tempo, o uso contínuo pode resultar em velocidades de carregamento reduzidas. A Ford não recomenda o uso do adaptador identificado.
A Ford começará a enviar adaptadores de substituição na semana de 28 de outubro (para que os clientes tenham tempo de verificar/atualizar seus endereços).
Os clientes de varejo notificados estão sendo solicitados a revisar o endereço atual em sua conta FordPass. Se estiver correto, nenhuma ação será necessária. Se precisar ser atualizado, os clientes serão solicitados a fazê-lo até 24 de outubro. Os clientes de frotas serão notificados e solicitados a confirmar seu endereço diretamente com seu gerente."
Após as declarações da Ford, funcionários da General Motors e da Rivian afirmam que não tiveram esses problemas com seus adaptadores NACS da Tesla. "A Rivian não foi afetada por esse problema e os motoristas da Rivian podem continuar a usar seus adaptadores NACS normalmente no momento", disse um porta-voz da empresa.
Ainda não sabemos se a medida é uma ação da marca para limitar o uso do carregador da concorrência ou realmente um problema que afetou um lote específico. Atualizaremos essa noticía caso haja novidades.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford Mustang Mach-E GT 2024 no Brasil: novidades e preço sem alteração
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Ford Mustang Mach-E GT é o elétrico com menor desvalorização em 2024
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"