A DHL Supply Chain, uma gigante da logística nos EUA, fechou parceria com a Tesla para colocar na estrada o caminhão Tesla Semi. Esse modelo elétrico pode rodar até 800 km com uma carga e vem equipado com três motores elétricos no eixo traseiro, que juntos entregam cerca de 1.020 cavalos de potência.
Com essa força toda, o Tesla Semi acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 20 segundos e carrega até 37 toneladas. Sua bateria tem capacidade de 900 kWh.
Além disso, o caminhão elétrico da Tesla conta com capacidade de carregamento rápida, sendo possível recuperar até 70% de capacidade em só 30 minutos em estações de recarga rápida da marca.
Nas operações da DHL, o caminhão integrou a frota de veículos comerciais utilizados na região de Livermore, na California, com distância total percorrida de 5 mil km. O período de teste incluiu uma rota de 625 km totalmente carregado, com 34 toneladas de PBTC.
Nos testes, o Semi consumiu 1,06 kWh/km, com velocidade média de 80 km/h. Os resultados do teste e a capacidade de carga, idêntica aos caminhões comuns, excedeu as expectativas da empresa.
“Maximizar o alcance e a eficiência é crucial para provar que veículos elétricos podem realizar trabalho equivalente a (modelos) diesel. Estamos animados para ver a DHL confirmar os benefícios da tecnologia avançada do Semi e dos recursos centrados no motorista em operações comerciais ao vivo”, diz Graham Caroll, Chefe de Desenvolvimento de Negócios da Tesla.
Com meta de colocar o caminhão elétrico em toda a sua frota, a empresa de logística agora espera o término da nova fábrica da Tesla, que está sendo feita no estado de Nevada, com expectativa de conclusão em 2026.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Elon Musk: "carros chineses podem demolir montadoras ocidentais"
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Elon Musk já riu da BYD, mas hoje em dia a considera muito competitiva
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
20 milhões de carros elétricos da Tesla por ano em 2030, diz Elon Musk
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Tesla Semi: Elon Musk promete caminhão elétrico no mercado ainda em 2022