Tesla anuncia marco de 7 milhões de carros elétricos produzidos
Depois de um início de ano de incertezas, empresa anuncia dados positivos nos resultados financeiros e marco histórico de produção
Após recorde de vendas em 2023, quando a marca norte-americana comercializou 1,8 milhão de veículos, as previsões para o ano de 2024 eram ambiciosas. No entanto, todo o setor se deparou com a realidade de uma demanda enfraquecida por veículos elétricos, e a Tesla teve que enfrentar um primeiro semestre complicado, com quedas nas vendas.
O terceiro trimestre, porém, trouxe sinais de recuperação, com fabricação e vendas superiores aos trimestres anteriores, superando também os números do ano anterior. Agora, com a divulgação dos últimos resultados financeiros da empresa, um novo marco foi atingido pela Tesla, e em tempo recorde.
Tesla Model 3 Performance 2025
No último dia 22 de outubro, a Tesla atingiu o importante marco de 7 milhões de carros produzidos em sua Gigafábrica em Fremont, na Califórnia. O mais surpreendente é o ritmo que a marca adotou para chegar a esse patamar. Para se ter uma ideia, a Tesla alcançou seu primeiro milhão de unidades no início de 2020, às vésperas da pandemia e após 16 anos de operação. Já o carro a marcar 4 milhões saiu em março de 2023, apenas um ano e meio atrás.
O maior trunfo da Tesla tem sido, sem dúvida, a Gigafábrica de Xangai, na China, que em outubro produziu seu veículo de número 3 milhões, além de ter exportado a unidade número 1 milhão em setembro. A planta asiática da Tesla, onde são produzidos os populares Model 3 e Model Y, alcançou uma taxa de produção surpreendente de um veículo a cada 40 segundos.
Tesla Model 3
Tesla Model Y
O SUV Model Y não só foi o carro elétrico mais vendido do mundo no ano passado, como também foi o veículo mais comercializado globalmente: 1,22 milhão foram vendidas em 2023, aumento de 64% em relação ao ano anterior. Veremos como será 2024, no qual a Tesla já está satisfeita em tentar igualar os números do ano passado, para o que precisa manter o bom desempenho dos últimos trimestres.
Os últimos resultados financeiros da marca gerida por Elon Musk mostram um aumento de 17% em seus lucros durante o terceiro trimestre de 2024, atingindo 2,167 bilhões de dólares, com um crescimento significativo na margem operacional e nas receitas. Entre julho e setembro de 2024, a Tesla produziu 467.796 veículos e entregou 462.890 unidades, números superiores aos 430.488 e 435.059 veículos do terceiro trimestre do ano anterior(aumento de 6,2%). No acumulado de 2024, a Tesla vendeu 1.293.656 unidades, em comparação com 1.350.996 no mesmo período do ano passado, queda de 4,3% nas vendas.
BYD também está em um bom momento em 2024
A disputa com a BYD pelo título de maior vendedora de carros elétricos do mundo, por enquanto, favorece a Tesla. No entanto, a marca chinesa também tem celebrado marcos importantes: recentemente, a BYD produziu seu veículo eletrificado de número 9 milhões (somando elétricos e híbridos plug-in), apenas dois meses após ter alcançado 8 milhões de unidades.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
BYD Dolphin Mini supera até modelos a gasolina e lidera ranking na China
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
BYD Song Pro bate recorde de vendas no Brasil após redução de preço
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Recém-lançado no Brasil, Hyundai Ioniq 5 bate recorde de vendas nos EUA