Após recorde de vendas em 2023, quando a marca norte-americana comercializou 1,8 milhão de veículos, as previsões para o ano de 2024 eram ambiciosas. No entanto, todo o setor se deparou com a realidade de uma demanda enfraquecida por veículos elétricos, e a Tesla teve que enfrentar um primeiro semestre complicado, com quedas nas vendas.
O terceiro trimestre, porém, trouxe sinais de recuperação, com fabricação e vendas superiores aos trimestres anteriores, superando também os números do ano anterior. Agora, com a divulgação dos últimos resultados financeiros da empresa, um novo marco foi atingido pela Tesla, e em tempo recorde.
Tesla Model 3 Performance 2025
No último dia 22 de outubro, a Tesla atingiu o importante marco de 7 milhões de carros produzidos em sua Gigafábrica em Fremont, na Califórnia. O mais surpreendente é o ritmo que a marca adotou para chegar a esse patamar. Para se ter uma ideia, a Tesla alcançou seu primeiro milhão de unidades no início de 2020, às vésperas da pandemia e após 16 anos de operação. Já o carro a marcar 4 milhões saiu em março de 2023, apenas um ano e meio atrás.
O maior trunfo da Tesla tem sido, sem dúvida, a Gigafábrica de Xangai, na China, que em outubro produziu seu veículo de número 3 milhões, além de ter exportado a unidade número 1 milhão em setembro. A planta asiática da Tesla, onde são produzidos os populares Model 3 e Model Y, alcançou uma taxa de produção surpreendente de um veículo a cada 40 segundos.
Tesla Model 3
Tesla Model Y
O SUV Model Y não só foi o carro elétrico mais vendido do mundo no ano passado, como também foi o veículo mais comercializado globalmente: 1,22 milhão foram vendidas em 2023, aumento de 64% em relação ao ano anterior. Veremos como será 2024, no qual a Tesla já está satisfeita em tentar igualar os números do ano passado, para o que precisa manter o bom desempenho dos últimos trimestres.
Os últimos resultados financeiros da marca gerida por Elon Musk mostram um aumento de 17% em seus lucros durante o terceiro trimestre de 2024, atingindo 2,167 bilhões de dólares, com um crescimento significativo na margem operacional e nas receitas. Entre julho e setembro de 2024, a Tesla produziu 467.796 veículos e entregou 462.890 unidades, números superiores aos 430.488 e 435.059 veículos do terceiro trimestre do ano anterior(aumento de 6,2%). No acumulado de 2024, a Tesla vendeu 1.293.656 unidades, em comparação com 1.350.996 no mesmo período do ano passado, queda de 4,3% nas vendas.
BYD também está em um bom momento em 2024
A disputa com a BYD pelo título de maior vendedora de carros elétricos do mundo, por enquanto, favorece a Tesla. No entanto, a marca chinesa também tem celebrado marcos importantes: recentemente, a BYD produziu seu veículo eletrificado de número 9 milhões (somando elétricos e híbridos plug-in), apenas dois meses após ter alcançado 8 milhões de unidades.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BYD celebra 30 anos de história e 10 milhões de carros produzidos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Leapmotor bate recorde no 3º trimestre e mira 250 mil veículos em 2024
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul