Xiaomi SU7 Ultra Prototype: 3 motores, 1.547 cv e 0 a 100 em 1,97s
Com pré-vendas já disponíveis na China, modelo deve custar em torno de 800.000 yuans (R$ 642.000)
Apresentado pelo CEO Lei Jun em julho, o SU7 Ultra Prototype é o veículo elétrico mais avançado da empresa. Baseado no SU7 de rua - que, aliás, está sendo usado pelo CEO da Ford, Jim Farley - a versão para as pistas do primeiro carro de passeio da marca possui um sistema de três motores, com dois motores V8 e um motor V6, entregando potência combinada de 1.138 kW (1.547 cv). A versão de produção do elétrico deverá acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 1,97 segundos e atingir uma velocidade máxima de 350 km/h.
Embora o protótipo contasse com uma carroceria totalmente em fibra de carbono, o modelo de produção não terá esse recurso devido ao alto custo, segundo Lei. A CATL fornece o pacote de baterias, sendo o modelo Qilin 2.0, anunciado em junho com lançamento previsto para o quarto trimestre.
A bateria tem um formato CTB (Cell-to-Body), o que significa que está integrada diretamente na estrutura do veículo, aumentando a rigidez e o espaço interno. A capacidade da bateria é de 150 kWh, com uma potência máxima de 1.330 kW. Mesmo com 20% de carga, ainda pode fornecer mais de 800 kW, garantindo um desempenho confiável.
Além disso, a bateria conta com um sistema de resfriamento de dupla superfície, aumentando a eficiência de resfriamento em 60%, algo crucial para a condução em alta velocidade. O Qilin 2.0 deve ter uma recarga ultrarrápida de 6C, conforme anunciado pela CATL em junho.
Recentemente, a Xiaomi tentou testar o SU7 Ultra Prototype em Nürburgring, o famoso ''inferno verde'', circuito conhecido por suas condições desafiadoras. No entanto, o evento foi prejudicado pela chuva, impedindo a equipe de completar uma volta. Lei Jun expressou decepção, mas destacou que esse era apenas o começo dos esforços da empresa para competir em categorias de automobilismo de alto desempenho.
A versão de produção do Xiaomi SU7 Ultra deve ser lançada no início de 2025. Sua combinação de potência, tecnologia de baterias e design pronto para as pistas posiciona o modelo como uma oferta interessante no mercado de veículos elétricos de alto desempenho.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Recarga de 600 km em 10 minutos: o salto das baterias chinesas
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
China impõe ritmo massivo: 1,43 milhão de eletrificados vendidos em outubro