Rival do BYD Song Plus, Neta L ganha bateria para 1.300 km de alcance
SUV elétrico com extensor de alcance tem 310 km de autonomia no modo 100% elétrico e recarga em 19 minutos
A Neta Auto, fabricante chinesa em expansão no mercado de veículos elétricos, planeja trazer ao Brasil o modelo Neta L, equipado com a nova bateria Freevoy da CATL. Desenvolvida especialmente para veículos híbridos plug-in (PHEV) e elétricos com extensor de alcance (EREV), a Freevoy combina fosfato de ferro e lítio (LFP) com tecnologia de íon de sódio, proporcionando uma experiência de condução semelhante à de veículos 100% elétricos.
A bateria Freevoy, lançada oficialmente em 24 de outubro, oferece até 400 km de autonomia em modo totalmente elétrico e é compatível com carregamento rápido (4C), possibilitando uma recarga de 30% a 80% em apenas 19 minutos. No caso do Neta L, a capacidade de 43,9 kWh proporciona uma autonomia elétrica de 310 km, enquanto o alcance combinado chega a 1300 km, cobrindo tanto o uso urbano quanto viagens mais longas.
CATL - Freevoy Super Hybrid Battery
Construído na plataforma Shanhai 2.0 da Neta, o Neta L mede 4.770 mm de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.660 mm de altura, com distância entre eixos de 2.810 mm. O design aerodinâmico atinge um coeficiente de arrasto de 0,258Cd, contribuindo para a eficiência - o trem de força combina um motor extensor de alcance 1.5 litro de quatro cilindros com um motor elétrico de 231 cv.
Além do Neta L, outros seis modelos de EREVs chineses — incluindo veículos das marcas Changan, Deepal e Avatr — já utilizam a tecnologia Freevoy. A bateria foi projetada para suportar temperaturas extremas, mantendo-se funcional em temperaturas que variam de -40°C a -30°C. Essa resistência é garantida por uma camada protetora em nanoscale e pela utilização de partículas de alta atividade, o que amplia a durabilidade e a eficiência da bateria.
Recentemente, a Neta Auto do Brasil anunciou a data de início de suas operações no mercado nacional. A pré-venda dos carros elétricos AYA e X terá início em 1º de novembro, com faturamento para o cliente final a partir de 1º de dezembro. A empresa está finalizando os trâmites legais e burocráticos necessários e completando o estoque de componentes no centro de distribuição de peças em São Bernardo do Campo (SP).
Fabricante chinesa pertencente a Hozon Auto, a Neta Auto do Brasil estreou no País em agosto de 2024, durante o Festival Interlagos. Na ocasião, foram anunciados três modelos para o Brasil. O Neta AYA, com preços a partir de R$ 124.900, e o Neta X, a partir de R$ 194.900, estavam programados para serem comercializados em setembro. O Neta GT e o Neta L estão previstos para desembarcar no Brasil em 2025.
Fonte: CarNewsChina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Neta Aya, em pré-venda no Brasil, recebe zero estrela em segurança
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Chevrolet Equinox EV tem alcance pelo Inmetro divulgado antes da estreia
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Zeekr 001 também teve alcance divulgado pelo Inmetro; chega em outubro
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Zeekr X tem autonomia divulgada no Brasil antes da estreia oficial