Os Estados Unidos têm hoje um dos índices mais altos de mortes nas estradas devido a falta de atenção, principalmente devido ao aumento do uso do celular em caminhões e utilitários esportivos grandes com enormes pontos cegos que colocam os pedestres em perigo.
Os fabricantes de automóveis estão respondendo a isso equipando cada vez mais seus carros com sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) para minimizar os acidentes. De acordo com Kyle Conner, do canal do Out of Spec Reviews, no Youtube, os recursos ADAS presentes no Porsche Macan Elétrico acionam a melhor resposta coordenada durante emergências.
A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) afirmou que alguns recursos do ADAS - como a frenagem autônoma de emergência e a prevenção de colisões - salvam vidas. Muitos carros modernos agora estão indo além, com assistência de permanência de faixa, detecção de ponto cego e aviso de saída de faixa como padrão.
Em um teste no mundo real de como um carro reage a motoristas que não respondem, o Porsche Macan Electric se destacou. Conner testou o SUV em uma rodovia, deixando o assistente de permanência de faixa e o controle de cruzeiro adaptativo ligados antes de tirar as mãos do volante.
Imediatamente depois de retirar as mãos, o Macan emitiu um aviso no painel de instrumentos digital para retomar o controle do veículo. Depois de alguns segundos, o lado esquerdo da tela começou a piscar em vermelho, com um leve alerta sonoro pedindo que o motorista assumisse o controle da direção.
Quando Conner ignorou o alerta, simulando um motorista desatento, o Macan Electric freou com força e parou. O SUV começou a buzinar, puxou os cintos de segurança e acendeu as luzes de emergência. Ele também destravou todas as portas, acendeu a iluminação interna e mudou a marcha para Park.
E não foi só isso: o Macan ligou automaticamente para a emergência, com sua localização exata exibida na tela central de multimidia. Uma pessoa respondeu, embora depois de dois ou três minutos, para verificar se todos estavam bem.
"Essa é a melhor [resposta] de segurança de emergência que já experimentamos. Ainda não testamos um carro que faça tanto. Todos os fabricantes de automóveis deveriam fazer isso", disse Conner.
Se houver passageiros no Macan Elétrico e o motorista enfrentar uma emergência médica, eles poderão manter pressionado o botão de perigo por três segundos e, em seguida, o Porsche forçará a parada da mesma forma.
Claro, esse recurso não é exclusivo do Macan. Muitos carros têm respostas de emergência incorporadas. Mas elas variam na forma como são executadas. Os sistemas Autopilot e Full-Self Driving (FSD) da Tesla, por exemplo, são desativados se os motoristas ignorarem repetidamente as instruções de direção.
Tesla Full Self-Driving (FSD)
Quando não há resposta, o FSD reduz a velocidade até parar, ativa os piscas de advertência e soa um alarme. E em uma atualização de software de 2023, a Tesla adicionou a discagem automática para a emergência se os airbags forem acionados em um acidente. O Macan elétrico, no entanto, eleva tudo isso para um novo nível.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Macan elétrico é homologado no Brasil com até 443 km de autonomia
Do videocassete à Fórmula E: a TDK descobre o carro elétrico
Porsche Macan elétrico tem início de produção em série; no Brasil em 2024
Marca Scout da VW já está pensando em um 3º veículo elétrico menor
Primeiras impressões: Porsche Macan EV é a real virada elétrica da marca
Hyundai quer bater elétricos ''baratos'' chineses com produtos locais
Porsche Macan elétrico tem início de pré-venda no Brasil; veja preços