Más notícias para a BYD. O órgão europeu responsável pelos testes de segurança automotiva, Euro NCAP, testou novamente o BYD Yuan Pro, vendido por lá como Atto 3, e deu nota zero para o modelo elétrico em recursos de monitoramento do motorista e em prevenção de ultrapassagens em velocidades acima de 90 km/h.
Além disso, o sistema de controle de cruzeiro adaptativo do SUV falhou em interpretar corretamente placas de trânsito e não tomou medidas adequadas em situações críticas para evitar colisões. A Euro NCAP também testou outros modelos, incluindo o BMW i5 e o Mercedes-Benz Classe C, que receberam a classificação "muito bom".
É importante ressaltar que esse teste específico não leva em consideração a segurança geral do veículo. No último teste realizado com o SUV, em outubro de 2022, ele obteve 5 estrelas, tendo 91% de proteção para adultos e 89% para crianças.
A agência alertou os compradores de carros a estar cientes das limitações das funcionalidades de direção assistida e nunca tratar essas tecnologias como sistemas de direção autônoma.
"Os compradores de carros interessados nessa tecnologia devem estar cientes de que, embora ela permita uma experiência de direção mais confortável, ela tem falhas em certas condições e pode criar novos riscos quando mal utilizada", disse Adriano Palao Bernal, gerente técnico responsável e especialista em ADAS da Euro NCAP.
No Brasil, o Atto 3 é vendido como Yuan Plus e compete diretamente com modelos como o Volvo EX30 e o Renault Megane E-Tech, além de SUVs a combustão como o Jeep Compass e híbridos como o Toyota Corolla Cross.
A classificação da Euro NCAP não é vinculante, mas os consumidores europeus levam em consideração suas avaliações, e os fabricantes de veículos promovem ativamente as classificações positivas. A BYD tem sido uma das principais fabricantes chinesas a expandir sua presença na Europa e na América Latina, e o Atto 3/Yuan Plus é um dos seus modelos mais populares nesses mercados.
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