Veículos elétricos com índice cada vez maior de nacionalização em seus componentes é um dos objetivos da Missão 3 da política Nova Indústria Brasil (NIB), que está mobilizando R$ 1,6 trilhão para impulsionar o desenvolvimento de cidades sustentáveis, focando na ampliação da mobilidade elétrica e na produção local de baterias.
Com investimentos públicos e privados, a iniciativa visa modernizar a infraestrutura urbana e consolidar o Brasil como um importante polo de tecnologia e energia limpa. A meta é que, até 2033, 33% dos veículos eletrificados no país operem com baterias fabricadas no Brasil.
Entre os novos investimentos anunciados, destaca-se o da WEG, que destinará R$ 100 milhões para a produção de packs de baterias elétricas no país. A empresa brasileira, que nos últimos dois anos já anunciou R$ 1,8 bilhão para projetos no Brasil, atua agora ao lado de outras indústrias, como a BorgWarner, que avança nos processos de montagem de baterias para ônibus elétricos no interior São Paulo. Essa expansão da cadeia produtiva nacional visa reduzir a dependência de baterias importadas, aproveitando as reservas locais de lítio e outros minerais essenciais para a produção desses componentes.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Industrial, Uallace Moreira, a produção nacional de baterias, aliada ao uso de fontes de energia renováveis, tornará o Brasil mais competitivo em relação a países que ainda dependem de fontes energéticas poluentes, como o carvão. A expectativa é que, até 2026, pelo menos 3% dos veículos elétricos em circulação no Brasil já usem baterias nacionais, alcançando o patamar de 33% em 2033.
Além dos avanços em mobilidade, a Missão 3 inclui metas para ampliar o uso de energia limpa em moradias populares. Até 2033, o objetivo é que 6,9 milhões de casas do programa Minha Casa Minha Vida estejam equipadas com painéis solares, promovendo uma integração entre moradia sustentável e eficiência energética.
Fonte: Agência.gov
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