Como os veículos elétricos continuam a redefinir o setor de transportes, nunca foi tão importante compreender a jornada de uma bateria de veículo elétrico - desde sua criação até sua eventual reciclagem.
O ciclo de vida dessas baterias é um processo complexo e de vários estágios, e cada fase oferece oportunidades para reduzir o impacto ambiental, maximizar a eficiência e ampliar o valor desses componentes essenciais. A EV Battery Solutions da Cox Automotive desempenha um papel fundamental nesse ecossistema, trabalhando para manter as baterias em uso pelo maior tempo possível e garantindo que sejam recicladas adequadamente quando sua vida útil chegar ao fim.
A vida útil de uma bateria para veículos elétricos começa com a obtenção de matérias-primas como lítio, níquel, cobalto e grafite. Esses materiais são extraídos, refinados e usados para produzir células de bateria, que são então montadas em módulos e pacotes.
Essa fase inicial consome muita energia e depende muito da disponibilidade de recursos naturais. Reduzir a pegada ambiental nesse estágio é fundamental, e as inovações em fornecimento e produção sustentáveis estão ajudando a melhorar esse processo.
O desempenho de uma bateria é afetado por fatores como hábitos de carregamento, condições de direção e clima. Com o tempo, mesmo com a melhor manutenção, a capacidade da bateria de manter a carga diminui.
A EVBS oferece ferramentas de diagnóstico e serviços de reparo que ajudam a prolongar a vida útil da bateria. Por meio de manutenção regular e monitoramento inteligente, a EVBS pode ajudar os proprietários de veículos elétricos e operadores de frotas a manter o desempenho ideal da bateria, retardando a necessidade de substituições dispendiosas.
Eventualmente, até mesmo a bateria mais bem conservada chega ao fim de sua vida útil. É nesse ponto que os esforços de reciclagem da EV Battery Solutions entram em ação. Em vez de permitir que baterias antigas se tornem resíduos perigosos, a EVBS ajuda a garantir que materiais valiosos sejam recuperados e reaproveitados.
O processo de reciclagem da EVBS foi projetado para minimizar os danos ambientais por meio da recuperação de elementos essenciais como lítio, cobalto e níquel. Esses materiais são então reintegrados à cadeia de suprimentos, reduzindo a necessidade de novas operações de mineração e diminuindo a pegada de carbono associada à extração de materiais. Ao promover uma economia circular, a EVBS contribui para a redução do impacto ambiental geral dos veículos elétricos.
O transporte de materiais reciclados recuperados antes de serem triturados é a primeira etapa na produção de Black Mass - essencial para a extração de elementos valiosos, como lítio e níquel, para reutilização em novas baterias de veículos elétricos.
Um dos principais resultados do processo de reciclagem é a recuperação de materiais valiosos, como lítio, cobalto, níquel e manganês, que são essenciais para a fabricação de novas baterias para veículos elétricos. Ao recuperar e reutilizar esses materiais por meio do processamento de Black Mass, a EVBS reduz significativamente a necessidade de mineração adicional de matérias-primas, o que minimiza o impacto ambiental e social associado à extração de recursos.
Os esforços de reciclagem a seco, utilizados pela EVBS, também ajudam a evitar o vazamento de produtos químicos nocivos para o meio ambiente, reduzindo ainda mais a pegada de carbono dos veículos elétricos.
O autor deste artigo, Bryce Cornet, é Gerente Sênior de Logística da Cadeia de Suprimentos de VEs na Spiers New Technologies Inc (SNT), uma empresa da Cox Automotive.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova bateria de sódio para carros elétricos funciona a -40 graus
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
JAC inaugura centro de reparo de baterias para carros elétricos no Brasil
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
WEG anuncia R$ 1,8 bi para produzir baterias de veículos elétricos no Brasil