A fabricante chinesa Nio prepara o lançamento do primeiro modelo híbrido plug-in (PHEV) sob a marca Firefly para 2026, visando mercados internacionais como Europa, Oriente Médio e Norte da África.
Focada em carros elétricos a bateria (BEV), a Nio decidiu lançar híbridos como parte da estratégia para superar desafios em mercados externos, como a expansão lenta das estações de troca de baterias e as barreiras tarifárias. Recentemente, a União Europeia impôs tarifas adicionais de 20,8% sobre veículos elétricos (EVs) chineses, elevando a carga tributária total para 30,8%, afetando os planos da Nio para a marca Firefly, que seria inicialmente focada apenas em EVs. Por outro lado, essas tarifas não se aplicam a modelos híbridos, o que motivou a alteração na estratégia da empresa.
O conselho da CYVN Holdings, um investidor significativo da Nio sediado em Abu Dhabi, foi fundamental para essa decisão, sugerindo que o lançamento de um híbrido plug-in poderia impulsionar as vendas no Oriente Médio, onde a infraestrutura para veículos elétricos ainda é limitada.
O modelo híbrido será lançado até o final de 2026, com as entregas começando em 2027. A Nio pretende comercializá-lo exclusivamente fora da China, onde manterá o foco nos veículos elétricos com troca de baterias. Atualmente, a empresa opera mais de 2.600 estações de troca na China e enfrenta dificuldades para expandir essa infraestrutura fora do país. Até agora, foram instaladas 57 estações de troca de baterias em cinco países europeus, apesar da meta inicial de 120 estações até o fim de 2023.
A Nio entrou no mercado europeu em 2021, começando pela Noruega, e desde então expandiu sua presença para Alemanha, Holanda, Dinamarca e Suécia. Para 2025, a empresa planeja estar presente em 25 países, incluindo Itália, Espanha, França, Suíça e Reino Unido. No entanto, alguns planos, como a entrada no Reino Unido, foram suspensos.
Além da Europa, a Nio está expandindo sua presença no Oriente Médio. Em outubro de 2024, a empresa lançou a Nio MENA, sua nova divisão para o Oriente Médio e Norte da África, com a inauguração de uma Nio House em Abu Dhabi prevista para o final deste ano.
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
A revolução da bateria finalmente chegou
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
NIO promete novos veículos elétricos com preço competitivo em breve
Ônibus elétrico atinge 500 km de autonomia; pode ser opção ao diesel
NIO: Troca de bateria em 2 minutos já é realidade na China
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
NIO: SUV elétrico mais acessível da marca faz estreia oficial - veja fotos