A quarta geração de estações de troca de baterias da NIO entrou em operação este mês na China e agora são compatíveis com várias marcas e modelos. De acordo com o fabricante chinês, a Power Swap Station 4.0 é totalmente automática e pode completar a troca completa de uma bateria descarregada por um carregada em pouco mais de 2 minutos.

Graças ao uso de seis LiDARs para o dimensionamento a laser e quatro chips Orin X, que têm uma capacidade de computação total de 1.016TOPS, o processo de troca de bateria pode ser iniciado com apenas um toque na tela central do carro ou mesmo sem estar no carro.

Receba uma carga completa em 2 minutos

A mais recente estação de troca de baterias também é significativamente mais capaz do que as gerações anteriores. Ela é maior e pode acomodar 23 conjuntos de baterias. O processo de troca de bateria também é mais rápido e leva apenas 144 segundos (2 minutos e 2 segundos). A NIO afirma que uma única estação pode fornecer até 480 trocas por dia.

A troca de bateria é mais conveniente e provavelmente mais rápida do que o reabastecimento, pois o motorista não precisa sair do carro.

Estação de troca de energia NIO 4.0

Estação de troca de energia NIO 4.0 com seus sensores a laser

Cliente da NIO compra ou aluga bateria

A NIO oferece um modelo de negócio diferente para tornar seus carros elétricos mais acessíveis. Considerando o fato de que o que encarece um veículo elétrico é a bateria, a fabricante chinesa aposta em um modelo onde oferece o aluguel da bateria, variando seu preço conforme a capacidade. Isso significa que você pode ter uma bateria pequena de aluguel mais barato para uso cotidiano e trocá-la rapidamente por uma maior caso precise de mais autonomia. Isso pode ser feito nas estações Power Swap e a cobrança pode ser diária ou mensal.

Estação de troca de energia NIO 4.0

Estação de troca de energia NIO 4.0

Capacidades de baterias da NIO

As estações são compatíveis com toda a linha de baterias da NIO. Atualmente, a empresa oferece uma bateria de 75 kWh, uma bateria NCM de 100 kWh e uma bateria de 150 kWh (células de estado semi-sólido da Beijing WeLion New Energy Technology).

As baterias de 150 kWh estão disponíveis para aluguel a partir de 1º de junho de 2024 (as baterias de 100 kWh podem ser alugadas ou compradas). O preço varia de acordo com a bateria original do carro. Para usuários de baterias de 70/75 kWh, a troca para uma unidade de 150 kWh custa 150 CNY (US$ 21) por dia nos primeiros sete dias, de acordo com o CnEVPost.

No caso dos EVs com bateria de 100 kWh, a troca custa 100 CNY (US$ 14) por dia nos primeiros sete dias. Depois disso, o custo aumenta em 50 CNY (US$ 7) por dia. Isso se soma ao custo de usar o serviço de troca de bateria.

A estação 4.0 pode ser usada por carros da NIO, a nova marca Onvo da NIO e outras trocas de bateria de parceiros estratégicos. Vale lembrar que a NIO tem uma parceria de troca de baterias assinada com a Changan Automobile e a Geely Holding.

Números da NIO Power Swap Station 4.0

  • Tempo de troca de bateria: 144 segundos
    [3.0 precisa de 150 segundos, 2.0 precisa de 277 segundos]
  • pacotes de baterias: 23
    [o 3.0 tem 21 baterias, o 2.0 tem 13 baterias, o 1.0 tem 5 baterias]
  • produção diária: até 480 trocas de bateria por dia (uma a cada 10 minutos, em média)
    [3.0 até 408 trocas, 2.0 até 312 trocas]
  • operação automática
  • Apresentado: Dezembro de 2023
  • instalado pela primeira vez: Junho de 2024

Em 13 de junho de 2024, a rede de troca de baterias da NIO consistia em 2.432 estações na China. Os pontos de carregamento da empresa somam mais de 22.600.

De acordo com o fundador, presidente e CEO da NIO, William Li (via CnEVPost), as estações de troca de baterias 4.0 podem atingir o ponto de equilíbrio se fornecerem 60 trocas por dia. Isso representaria apenas 12,5% do potencial de 480 trocas por dia da estação.

Carregamento rápido DC vs. Troca de bateria

A NIO não se isenta do carregamento rápido. Com o lançamento das estações de troca de bateria 4.0, a empresa também lançou o novo Power Charger 4.0 de 640 quilowatts com refrigeração líquida, que tem uma corrente máxima de 765 amperes e uma tensão máxima de 1.000 volts. O novo cabo de carregamento desenvolvido pela NIO é leve e pesa apenas 1,5 kg.

O aumento de potência dos 500 quilowatts anteriores e de até 660 A foi considerado necessário para recarregar os pacotes de bateria de alta capacidade de 10 a 80% em cerca de 12 minutos.