A Suzuki está prestes a lançar seu primeiro veículo elétrico, o Suzuki eVitara, um SUV compacto que promete concorrer com modelos como Kia EV3, Peugeot e-2008 e Smart #1. O modelo será fabricado na planta da Suzuki Motor Gujarat, na Índia, a partir da primavera de 2025, com previsão de vendas na Europa, Índia e Japão em meados do mesmo ano.
O eVitara é baseado no conceito eVX, que foi exibido pela primeira vez na Auto Expo, em janeiro de 2023, e mais recentemente na Japan Mobility Show, em outubro de 2023. Com 4,28 metros de comprimento, o modelo está alinhado com seus principais concorrentes em termos de dimensões, com largura de 1,80 m e altura de 1,63 m, características que o colocam no segmento dos SUVs compactos.
O visual do eVitara é marcado por um estilo robusto e angular, com detalhes que remetem ao conceito Urban SUV da Toyota. As caixas de roda levemente quadradas e os protetores inferiores em preto acentuam sua proposta de SUV versátil.
Por dentro, o destaque fica para dois displays horizontais lado a lado e comandos físicos, o que pode gerar um visual mais carregado, especialmente nas versões com acabamento em duas cores. O seletor de marchas é operado por um controle rotativo, e há diferentes modos de condução acessíveis por botões na console central.
O Suzuki eVitara será oferecido com três opções de motorização, todas baseadas na plataforma Heartect-e. A versão de entrada contará com tração dianteira (FWD) e motor de 106 kW (cerca de 144 cv), enquanto a versão intermediária, também com FWD, oferecerá 128 kW (174 cv). Já a versão topo de linha virá equipada com tração integral (AWD), combinando um motor dianteiro de 128 kW com um traseiro de 48 kW, totalizando 135 kW (184 cv).
As versões com tração integral também terão um modo "Trail", projetado para ajudar em terrenos difíceis, distribuindo o torque entre as rodas para melhorar a tração em situações off-road.
O eVitara utilizará baterias de íons de lítio-fosfato (LFP) com capacidades de 49 kWh e 61 kWh, o que deve garantir uma autonomia entre 310 e 450 km, dependendo da versão. A Suzuki ainda não divulgou informações detalhadas sobre o tempo de carregamento ou a autonomia exata, mas é possível comparar com seus concorrentes. O Kia EV3, por exemplo, com uma bateria de 58 kWh, pode alcançar até 438 km de autonomia, enquanto o Peugeot e-2008 com 54 kWh oferece cerca de 408 km.
Embora a Suzuki ainda não tenha revelado os preços oficiais do eVitara, especula-se que o valor será competitivo em relação aos seus concorrentes diretos. Convertendo os preços estimados de SUVs elétricos no mercado europeu, o Suzuki eVitara pode ter um valor inicial em torno de R$ 180.000 para as versões mais simples, chegando a R$ 250.000 nas versões mais equipadas.
Com o lançamento do eVitara, a Suzuki entra finalmente no mercado de SUVs elétricos, oferecendo um modelo que combina boas opções de motorização elétrica. A expectativa é alta, principalmente pela promessa de uma versão com tração integral, algo raro no segmento de SUVs elétricos compactos.
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