Especulado antes mesmo da reestilização do SUV promovida esse ano, a versão elétrica do Hyundai Creta parece estar cada vez mais próxima de se tornar realidade. Pelo menos é o que indica o flagra do perfil indiano autotodaymag, no Instagram. Por lá, as especulações dão conta de que o modelo deve estrear em janeiro de 2025, no Auto Expo 2025, que será realizada em Nova Delhi, na Índia, entre os dias 17 e 22 de janeiro.
Internamente, o projeto atende pelo codinome SU2i EV. Apesar do segredo mantido pela Hyundai, tudo indica que o inédito Creta elétrico adotará bateria de 45 kWh produzida pela LG Chem (fornecedora global de baterias de íons de lítio) e motor elétrico de 140 cv de potência. Além disso, usará a mesma plataforma do Creta que já conhecemos, a K2 , porém com modificações técnicas para receber o conjunto elétrico.
Em termos de autonomia, fala-se entre 300 e 500 km de autonomia. Com o Ioniq 5 tendo dois motores elétricos (101 cv na dianteira e 224 cv na traseira) e bateria de 84 kWh e com o Kona Electric tendo motor elétrico de 136 cavalos e 40,3 kgfm, alimentado por uma bateria de lítio de 39,5 kWh, é possível que o Creta tenha uma motorização para se posicionar entre os dois.
No visual, é possível notar que a versão elétrica do SUV da Hyundai terá como diferenciais rodas com desenho mais aerodinâmico, grade frontal fechada e elementos inéditos no para-choque. Além disso, haverá logotipos exclusivos e paleta de cores com tonalidades próprias.
Toda produção da versão elétrica do SUV deve ficar concentrada na Índia na mesma linha de montagem do Creta a combustão, o que ajudará a marca a reduzir custos e simplificar os processos. Os principais rivais locais serão Tata Curvv EV, MG ZS EV e Suzuki eVX. Em outros mercados, o Creta eletrificado seria uma opção interessante, já que no momento os dois únicos SUVs compactos elétricos vendidos no Brasil são BYD Yuan Pro e E-2008.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
''Maverick'' da Geely, picape elétrica Riddara RD6 é flagrada em Curitiba
Xpeng apresenta elétrico com extensor capaz de rodar até 1.400 km
SUV quadradinho da GM é flagrado no Brasil: arma contra os chineses
Electric Days 2024 trará inovação, tecnologia, mobilidade elétrica e ESG
Ferrari elétrica deve estrear no final de 2025: "com tudo pronto"
Mercedes-Benz inicia testes com caminhões elétricos no Brasil
BYD Sea Lion 07: SUV cupê elétrico do Seal é flagrado em testes no Brasil