A Leapmotor, fabricante chinesa de veículos elétricos, está ganhando terreno nos mercados globais ao adotar uma estratégia de produção e comercialização similar à da BYD, que se firmou como líder no segmento.
Sob a liderança de Zhu Jiangming, fundador e CEO da empresa, a empresa aposta na independência de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para manter os custos baixos. Essa abordagem permite à empresa produzir componentes de forma interna e, assim, reduzir a dependência de fornecedores externos, oferecendo preços mais competitivos aos consumidores. Segundo Zhu, essa verticalização dos processos é uma maneira eficaz de democratizar o acesso a veículos elétricos de alta qualidade e bem equipados.
A Leapmotor está presente na Europa com os modelos C10, um SUV médio, e o T03, um hatch compacto, disponíveis em países como França, Alemanha, Itália e Reino Unido. Em outubro de 2024, durante o Salão de Paris, a marca apresentou o B10, um SUV elétrico compacto desenvolvido para atender às demandas globais e ampliar sua participação no mercado. Além disso, os modelos do segmento A são estratégicos para a região, já que veículos compactos representam de 60% a 70% das vendas de carros elétricos na Europa.
A parceria com a Stellantis, que possui 51% da Leapmotor International, é um elemento chave da expansão da marca chinesa de veículos elétricos. Com o apoio do grupo europeu, a Leapmotor planeja lançar pelo menos um modelo novo por ano, além de aumentar o número de concessionárias de 200 para 500 até o final de 2025.
Leapmotor C10 (2024)
A infraestrutura de pós-venda é um dos focos dessa expansão, com serviços integrados de exibição, vendas e suporte técnico para consumidores europeus. Além disso, a Stellantis disponibilizou suas instalações de testes, incluindo o campo de provas Balocco, na Itália, e o centro de testes de Yancheng, na China, para aprimorar o desenvolvimento e a segurança.
Outro avanço importante foi a inauguração da produção dos veículos Leapmotor em uma fábrica da Stellantis na Polônia. Isso não apenas acelera a distribuição dos veículos no continente, como também reforça o compromisso da marca em ser uma concorrente sólida no competitivo mercado europeu de veículos elétricos.
Ao se consolidar como uma fabricante integrada, a Leapmotor replica o modelo de sucesso da BYD, que é amplamente reconhecida por sua produção vertical. Com essa abordagem, a Leapmotor oferece ao mercado europeu uma gama de veículos acessíveis, porém de alta qualidade, democratizando o acesso à tecnologia e ampliando as opções para os consumidores interessados em eletrificação.
Fundada em 2015, a Leapmotor anunciou que o 500.000º veículo saiu de sua linha de produção no mês passado. Esse marco foi alcançado apenas 100 dias após a empresa ter atingido a marca de 400.000 unidades, o que mostra a rápida expansão da marca chinesa.
Nos meses de agosto e setembro, as vendas dos modelos da Leapmotor ultrapassaram 30.000 unidades mensais. Na última semana de setembro, as vendas superaram 10.000 veículos elétricos. No acumulado dos primeiros nove meses de 2024, as vendas da Leapmotor registraram um crescimento de 94,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando mais de 170.000 veículos vendidos.
A Leapmotor, que se prepara para o início das operações no Brasil em 2025, ainda não confirmou os modelos que serão lançados no país. No entanto, especula-se que o C10 e o T03 sejam os primeiros a chegar. Ambos já foram vistos em testes na cidade de Betim, Minas Gerais, onde está localizada a fábrica da Fiat, uma das principais subsidiárias da Stellantis na região. Além disso, apuramos que o B10 também está no radar e deve se juntar ao portfólio por aqui.
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