A Audi estreou bem no mundo dos carros elétricos com a linha e-Tron, recentemente atualizada para o Q8 e-tron, mas o tempo passou e as rivais alemãs ampliaram rapidamente suas ofertas. Mas agora a marca de Ingolstadt tem um novo trunfo: a nova plataforma PPE. E o primeiro modelo dessa arquitetura é o bem concebido Audi Q6 e-tron.
Com o Q6 e-tron, a Audi não apenas lança apenas seu primeiro veículo baseado na PPE, mas também o primeiro veículo com sistema de 800 volts e o primeiro SUV de médio porte com propulsão elétrica. Ou seja, é um modelo importante e que promete abrir caminho para uma nova linha de veículos elétricos. Na Europa, já vimos novidades como o Q6 e-Tron Sportback, A6 e-tron em versões sedã e perua, e outras novidades estão por vir.
Uma estratégia um pouco diferente do irmão de plataforma Porsche Macan EV, que já teve uma opção cupê desde o início. Aqui, temos o Q6 e-tron em sua variante "SUV normal", que mede 4,77 metros de comprimento, 2,19 m de largura, 1,68 de altura e tem 2,88 m de entre-eixos. E dito isto, ao vivo agrada pelo design, que segue a nova linguagem visual da Audi, caracterizada por linhas mais discretas e um conjunto ótico redesenhado. O modelo também incorpora o novo logotipo das argolas com pintura foscas.
Mais adiante, quando a variante Sportback chegar, o Q6 e-Tron terá as duas opções de carroceria e ficará alinhado com seus irmãos Q8 e-Tron e Q4 e-Tron, este último sem previsão de lançamento no Brasil.
O interior do Audi Q6 e-tron agrada pela funcionalidade e boa oferta de tecnologia. O destaque fica para o "palco digital", que combina um painel de instrumentos curvo de 11,9 polegadas e uma tela táctil de 14,5 polegadas, ambos com tecnologia OLED, proporcionando brilho extremo e alta qualidade de imagem, inclusive na visualização por satélite do sistema de navegação. O modelo ainda conta com um game projetado no Head Up display, uma tela adicional para o passageiro dianteiro, que pode auxiliar na navegação, mas cuja visualização é restrita para o motorista quando o carro está em movimento. O sistema de som Bang & Olufsen Premium com som 3D também está disponível em ambas as versões.
A Audi manteve os botões físicos para os sistemas de volume e assistência, e as configurações mais importantes do ar-condicionado estão sempre localizadas na parte inferior da tela sensível ao toque. Os botões bastante grandes são fáceis de pressionar, mesmo quando se dirige em condições irregulares, se você apoiar a mão na borda deles.
Falando de equipamentos, ambas as versões do Q6 e-tron incluem uma lista abrangente de itens de série, como ar condicionado automático de três zonas, bancos dianteiros elétricos com memória para o motorista, volante em couro multifuncional e suspensão esportiva.
A versão Performance Black quattro inclui bancos dianteiros esportivos revestidos em couro e couro sintético, com inscrição "S", além do pacote de luzes ambiente Plus, que oferece iluminação interativa. Outros destaques são as pedaleiras de aço inoxidável e o volante multifuncional em couro perfurado, com acabamento achatado na parte superior e inferior, com aquecimento e inscrição "S". A versão também conta com Head-Up display de realidade aumentada e sistema de som Bang & Olufsen 3D.
No primeiro contato com o Q6 e-Tron, a Audi levou os jornalistas para a pista de testes da Bridgestone, no interior de São Paulo. Montaram um circuito com algumas provas e trechos determinados para testar as habilidades do SUV elétrico em pista molhada, curvas, frenagem e rolagem.
Dito isto, mesmo num teste curto, o Q6 e-Tron agradou. Ainda não deu pra testar a suspensão a ar em condição normal de rua, mas a primeira impressão foi boa. De forma geral, o SUV se destacou pela baixa rolagem da carroceria, ficando firme na trajetória em todas as provas, desviando dos obstáculos sem vacilar e performando bem mesmo na pista molhada, com ótima frenagem.
Em termos de eficiência, temos uma abordagem inteligente para definir os níveis de recuperação de energia. O Q6 e-tron oferece um modo B no seletor de marchas, ativando a recuperação mais intensa e permitindo a condução no estilo one-pedal, com desaceleração até a parada. Além disso, o modelo conta com paddles no volante que permitem ajustar a intensidade da recuperação em três níveis diferentes.
E boa parte dessa performance é mérito da já mencionada Plataforma Elétrica Premium (PPE), desenvolvida para veículos elétricos e projetada com uma arquitetura de 800 volts - pela primeira vez em um Audi.
O Audi Q6 e-tron utiliza uma bateria de íon-lítio de 100 kWh. Com dois motores elétricos, um assíncrono na dianteira e um síncrono no eixo traseiro, o SUV entrega 387 cv de potência e 535 Nm de torque e acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 210 km/h (limitada eletronicamente). A autonomia, de acordo com o Inmetro, é de até 411 quilômetros, mas que no uso real deve ficar entre 450 e 500 km.
A bateria é composta por 190 células, cada uma com cerca de 3,6 volts de tensão nominal. O sistema de recarga é um dos pontos fortes do Q6 e-tron, permitindo picos de até 270 kW em carregadores ultrarrápidos. Em estações de 400 volts (mais comuns), o carregamento ocorre a 135 kW, o que pode parecer modesto comparado a modelos como o irmão menor Q4 e-tron, que alcança até 175 kW. No entanto, o Q6 e-tron compensa com uma curva de carregamento mais eficiente, sendo capaz de recarregar de 10% a 80% em apenas 35 minutos nessas condições - no carregador ultrarrápido são 21 minutos. Em AC, no entanto, a potência de recarga é de até 11 kW - seria melhor 22 kW, dada a modernidade do projeto.
O novo Audi Q6 e-Tron está disponível em duas versões: Q6 e-tron Performance quattro e Q6 e-tron Performance Black quattro, com preços de R$ 559.990 e R$ 599.990, respectivamente. Nessa faixa, ele não encontra rivais diretos, ficando no meio do caminho entre o Mercedes-Benz EQB e o EQE, ou perto do BMW iX em suas versões de entrada. De qualquer forma, é um dos principais lançamentos da Audi e abre caminho para uma nova fase em termos de eletrificação dentro da marca premium alemã.
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