A NETA Auto, pertencente ao grupo Hozon New Energy Automobile, um conglomerado de tecnologia automotiva chinês, acaba de iniciar as operações de pré-venda dos seus SUVs AYA e X, em cinco pontos de venda pelo Brasil: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará e Espírito Santo.
Inicialmente, a Neta iniciará suas vendas em um sistema chamado pela marca de ''pop-up store'', concentrados em Shoppings e Outlets selecionados. Além desse sistema, a NETA Auto está desenvolvendo cerca de 24 centros de atendimento ao cliente, que começarão a operar em dezembro. Os centros de atendimento ao cliente estarão localizados em 13 estados, que fornecerão serviços completos aos clientes.
Neta AYA e X
Para o SUV AYA, independente da versão, o sinal é de R$ 2.000 e para o modelo X, R$ 3.000. Os veículos comercializados durante a pré-venda têm como condição especial a oferta gratuita de carregador portátil, wallbox de 7,5 kW/h e as cinco primeiras revisões de cortesia.
Modelo de entrada da marca chinesa, o AYA será oferecido nas versões Comfort (R$ 128.900) e Luxury (R$ 134.900), o SUV elétrico mede 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,42 m. Seu porta-malas tem capacidade de 335 litros.
Na motorização, traz motor motor elétrico de 70kW (95 cv) e torque de 15,3 kgfm, aliado à tração dianteira. Com apenas 1.198 kg (em ordem de marcha), o AYA tem relação peso/potência de 12,6 kg/cv e relação peso/torque de 78,3 kg/kgfm. A aceleração 0 a 100 km/h é feita em 12s. Sua bateria de 40,7 kWh garante alcance de 263 km segundo o Inmetro.
Em tomada convencional (carregamento CA), o tempo de carregamento completo (0 a 100%) é de 6 a 8 horas. Em uma estação de carregamento rápido (CC) são necessários 30 minutos para carregar a bateria de 30% para 80%.
Com porte médio, o X chega ao Brasil em três versões: 400 (R$ 194.900), 500 (R$ 204.900) e 500 Luxury (R$ 214.900). Em todas as suas versões, o NETA X tem tração dianteira, potência máxima de 163 cv (120 kW) e torque de 21,4 kgf.m (210 Nm). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,5 segundos. Nas medidas, o SUV conta com 4,61 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de distância entre-eixos.
O NETA X chega ao mercado brasileiro em duas opções de bateria (ambas compostas de ferro fosfato e lítio - LFP). A primeira opção (que equipa a versão 400) tem capacidade de 52,49 kW/h, permitindo percorrer 258 km (PBEV). A segunda opção de bateria (disponível nas versões 500 e 500 Luxury) conta com capacidade de 64,14 kW/h, elevando o alcance do veículo para 317 km (PBEV). O peso em ordem de marcha é de 1.670 kg ou 1.740 kg, respectivamente.
Em uma tomada convencional (AC), o tempo de carregamento completo (0 a 100%) é de 9 horas para o modelo de 52,49 kW/h e de 11h para a segunda opção. Em uma estação de carregamento DC são necessários 30 minutos para carregar a bateria de 30% para 80% - nas duas configurações de bateria.
Quer conhecer os mais recentes lançamentos de veículos elétricos e híbridos e ter acesso e descobrir o que as montadoras estão preparando para o futuro? Temos 50 ingressos disponíveis para nossos leitores participarem do Electric Days 2024, evento que acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro no Prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera em São Paulo.
Se você quiser participar, basta clicar em "Solicitar Participação". Insira o código CONVIDADOMOTOR1. Ele precisa estar presente no campo "Possui código de convite? Se sim, informe abaixo". Os pedidos serão atendidos conforme a ordem que forem feitos. Corra, pois os números são limitados e, após todos os convites serem distribuídos, haverá uma lista de espera.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv
BYD King sai por menos de R$ 150 mil em promoção de Black Friday
Electric Days: Jadlog testa van elétrica nacional Arrow One