Expandindo sua atuação global, a BYD está intensificando seus esforços para a construção de uma nova fábrica de automóveis em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu recentemente com representantes da empresa para discutir o andamento do projeto, que tem previsão de investimento médio de R$ 3 bilhões na região.
Durante a reunião, o governador destacou que os planos da BYD para o complexo industrial foram ampliados. O número de prédios e galpões inicialmente previsto foi quase triplicado, refletindo um aumento significativo nos investimentos e na capacidade da futura instalação. As obras incluem também melhorias na infraestrutura local, como pavimentação de avenidas e a preparação para a logística de peças e componentes via o Porto de Salvador.
Uma visita importante está marcada para 2 de dezembro, quando Stella Li, CEO da BYD, estará na Bahia para anunciar oficialmente novos aportes no projeto. Segundo o governador, a executiva deve detalhar a ampliação dos investimentos e as próximas etapas da construção durante sua visita às instalações em Camaçari.
Além da construção da fábrica, a BYD já iniciou a capacitação de profissionais locais. Um grupo de 62 trabalhadores baianos está na China realizando treinamentos para atuar na nova unidade, junto com outros 30 engenheiros que já passaram por qualificação. Esse movimento reforça o compromisso da empresa em desenvolver talentos locais para sua operação no Brasil.
Jerônimo Rodrigues demonstrou otimismo em relação ao andamento das obras e ao ritmo acelerado dos investimentos, impulsionados também por incentivos do governo federal. No entanto, ao ser questionado sobre o cronograma de início da produção, o governador preferiu não fazer previsões em nome da empresa, ressaltando que cabe à BYD divulgar o calendário oficial.
Com a ampliação dos investimentos prevista, a nova fábrica da BYD em Camaçari tem como objetivo consolidar a presença da marca no Brasil. Vale lembrar que a marca chinesa respondeu por nada menos que 72% das vendas de carros elétricos no país em outubro.
Nesta semana, durante apresentação no painel do Electric Days, realizado na Bienal do Parque Ibirapuera, Pablo Toledo, Diretor de Comunicação & Marketing da BYD no Brasil, deu mais detalhes sobre os desafios da marca no país, a mudança de paradigma ao deixar de focar somente em veículos comerciais e começar a apostar em veículos para passageiros eletrificados, além dos desafios de entrar em segmentos tradicionais.
Na ocasião, Pablo também destacou os esforços da BYD para colocar a fábrica de Camaçari (BA) em operação em 2025. Dentre os planos de nacionalização, estão os modelos mais vendidos da marca, como o Dolphin, Dolphin Mini e a recém lançada picape híbrida plug-in Shark.
Fonte: A Tarde
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