Renault: os próximos carros elétricos da marca serão supereficientes
Eles chegarão em 2028, serão muito mais eficientes e custarão 40% menos
A Renault está lançando dois novos carros elétricos muito aguardados e apresentou o conceito de um terceiro: Renault 5, Renault 4 e o futuro Twingo. Mas a fabricante francesa também está focada em um horizonte mais distante. A marca está desenvolvendo a próxima geração de veículos movidos a bateria que, segundo suas intenções, deve reduzir os custos de produção em até 40%.
Essa nova família de carros foi anunciada quando Luca De Meo, CEO do grupo, apresentou pela primeira vez a estratégia de longo prazo Renaulution para a transição ecológica. Os modelos serão construídos sobre uma plataforma que promete concentrar o que há de mais avançado em tecnologia.
Consumo reduzido até o osso
Os resultados desses esforços chegarão em 2028. A nova plataforma será utilizada em diferentes tipos de veículos do segmento C. A expectativa é que os modelos menores consumam menos de 12 kWh por 100 km. Atualmente, o melhor modelo é o Renault 5, com consumo WLTP de 13 kWh/100 km.
O Renault 5 elétrico
A Renault disse que a nova plataforma será tão avançada que pulará uma geração. De Meo disse que, com essa nova plataforma, a montadora francesa poderá competir em pé de igualdade com os fabricantes chineses em termos de produto e custo, mantendo-se em um contexto europeu.
Não apenas a plataforma
A nova família de carros não só aproveitará as vantagens da nova plataforma, mas também estará no topo em termos de aerodinâmica e da adoção de motores elétricos particularmente eficientes. Ela também apresentará inovações na eletrônica de potência e na química da bateria.
O Renault Twingo elétrico foi antecipado por um conceito muito próximo do modelo de produção que será
Enquanto esperamos para ver os frutos desse trabalho, realizado pelos engenheiros da Ampere, a divisão da Renault que se concentra precisamente no carro elétrico, em 2026 será apresentado o Renault Twingo elétrico, que usará uma plataforma derivada da do R5 e R4, mas que já deve introduzir algumas melhorias, representando assim uma espécie de ligação entre o presente e o futuro do grupo.
Galeria: Renault 4 E-Tech 2024
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault 5 e Alpine A290 vencem prêmio de Carro do Ano 2025
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Renault 5 Turbo 3E: Versão elétrica do lendário R5 Turbo está a caminho
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Flagra: Novo Renault Kwid E-Tech 2025 se prepara para a estreia no Brasil
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Renault 4 e Renault 5: Veja as semelhanças e diferenças dos novos elétricos