page ad skin

Chery inaugura 1ª linha de produção de baterias sólidas em larga escala

Primeira linha de produção de 1 GWh de baterias sólidas do mundo está na China

Chery bateria estado solido
Foto de: Divulgação

A Chery anunciou a criação da primeira linha de produção de baterias sólidas em escala GWh no mundo. Localizada na cidade de Wuhu, na Província de Anhui, a planta é parte de um parque industrial desenvolvido pela Anhui Anwa New Energy Co., Ltd., em parceria com a Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Wuhu.

Estrutura e Inovação

A primeira fase do projeto ocupa uma área de cerca de 100.000 m² e inclui um centro de P&D com capacidade para desenvolver 5 GWh de baterias sólidas por ano. A linha de produção inicial, com capacidade de 1,25 GWh, foi projetada para ser altamente automatizada e integrada, registrando um marco global na fabricação desse tipo de bateria. 

Chery Exeed Sterra ES

Chery Exeed Sterra ES

Como já dissemos algumas vezes, as baterias de estado sólido são conhecidas por serem mais seguras, sustentáveis e por possuírem maior densidade energética. Segundo Gao Lixin, diretor-geral da Anhui Anwa, a primeira geração das baterias produzidas na planta terá densidade energética acima de 280 Wh/kg - isso é quase o dobro da densidade das atuais baterias Blade da BYD, por exemplo. As próximas gerações, previstas para 2025 e 2027, devem alcançar 400 Wh/kg e 500 Wh/kg, respectivamente.

Redução de Custos e Impactos Ambientais

Um dos destaques do processo produtivo da Anwa é a simplificação das etapas de fabricação, reduzindo de 11 para 5 etapas. Isso elimina processos como secagem, compactação e injeção de líquidos, além de adotar métodos de fabricação a seco para os eletrodos. Como resultado, a produção exige 30% menos investimento em ativos fixos e consome 20% menos energia.

Chery QQ Ice Cream 2024 (2)

Chery QQ Ice Cream 2024

Fundada em 2020, a Anhui Anwa é controlada pela Chery Holdings e conta com a participação de acionistas como GPSC (Tailândia), Azeba (Japão) e Gotion Hi-Tech. A entrega de equipamentos para a nova planta foi concluída em 18 de novembro, e a expectativa é que a produção comece nos próximos meses.