Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
MDIC e CEPAL lançam plano para promover a eletromobilidade no setor de transporte público
Em um esforço conjunto para desenvolver a cadeia de ônibus elétricos no Brasil, a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançaram o "Plano Nacional para a Cadeia de Ônibus Elétricos".
O projeto foi realizado com o apoio do Programa de Cooperação entre a CEPAL e o Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ), por meio da Cooperação Técnica Alemã (GIZ) no programa "Cidades Inclusivas, Sustentáveis e Inteligentes (CISI)".
Mercedes-Benz eO500UA - ônibus elétrico articulado
No dia 21 de novembro de 2024, foi promovido um evento online para discutir os resultados e as recomendações para a implementação do plano, que visam fortalecer a infraestrutura e o setor produtivo de ônibus elétricos no Brasil. A transmissão ao vivo ocorreu no canal do YouTube do MDIC.
VWCO - ônibus elétrico Volksbus
Mais de 100 participantes, representando cerca de 70 organizações do setor de eletromobilidade, contribuíram para a construção de propostas. Esses atores, incluindo empresas, bancos, universidades, especialistas e autoridades públicas, colaboraram em quatro grupos de trabalho (GTs) focados em diferentes componentes dos ônibus elétricos: Powertrain, Integração de Componentes, Sistema de Armazenamento de Energia Recarregável (RESS) e Infraestrutura Complementar.
Scania ônibus elétrico - K 230E B4x2LB
Durante o processo de trabalho, que envolveu encontros presenciais e remotos de novembro de 2023 a junho de 2024, foi analisado o nível de maturidade tecnológica (Technology Readiness Level - TRL) dos componentes, projetando seu desenvolvimento para os próximos 5, 10 e 15 anos. O resultado foi a elaboração de mais de 100 recomendações para apoiar o crescimento do setor, incluindo políticas públicas e ações necessárias para potencializar a produção e a adoção dos ônibus elétricos no país.
Galeria: Volvo BZL - ônibus elétrico urbano (SP)
Essas recomendações foram consolidadas em um relatório técnico, que será fundamental para guiar as ações do governo e da iniciativa privada no impulsionamento da eletromobilidade no Brasil. O Plano Nacional para a Cadeia de Ônibus Elétricos é uma importante etapa para o avanço do setor e contribui para a sustentabilidade e inovação do transporte público no país. A conferir os próximos passos da iniciativa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Como ter a bateria de um carro elétrico carregada em 1 minuto e meio
Mobilidade elétrica no Brasil: crescimento, investimentos e futuro promissor
BYD: mais de 1 milhão de carros produzidos em uma única fábrica
Citroën Ami reestilizado ganha cara nova e fica mais descolado
Honda e Nissan anunciam fusão histórica com foco na eletrificação
Brasil já possui mais de 10 mil pontos de recarga para veículos elétricos