A BYD confirmou o lançamento da nova geração da bateria Blade para 2025, prometendo maior autonomia e eficiência para seus veículos elétricos. A informação foi divulgada pelo diretor-gerente da BYD na Ásia Central, Cao Shuang, durante entrevista na COP29. Segundo ele, a tecnologia será mais compacta, segura e eficiente, além de oferecer uma vida útil prolongada para diferentes aplicações, como armazenamento de energia.
Desde o lançamento da primeira bateria Blade em 2020, a BYD se tornou uma das maiores fabricantes de veículos elétricos e baterias do mundo, com a Blade alimentando modelos de sucesso como o Seagull (Dolphin Mini), o Dolphin e o Atto 3 (Yuan Plus). A empresa atualmente ocupa o segundo lugar no mercado global de baterias, com 16,4% de participação, atrás apenas da CATL, que detém 36,7%.
Bateria BYD Blade
A bateria Blade utiliza a química de fosfato de ferro-lítio (LFP), conhecida por ser mais acessível e segura do que as baterias tradicionais de íon-lítio. Essa abordagem permitiu à BYD lançar veículos com preços competitivos, como o Seagull, que custa cerca de US$ 10.000 na China e oferece uma autonomia de até 405 km no ciclo CLTC.
Com a nova geração da Blade, a BYD espera competir com tecnologias avançadas da concorrência, como as baterias de alta densidade e carregamento rápido da CATL. Além de equipar seus próprios veículos, a empresa continua a fornecer baterias para marcas como Tesla, Toyota, Ford, Kia e Hyundai.
Em um momento de tensões geopolíticas, a BYD reforça sua estratégia de investimentos de expansão internacional. Recentemente, a empresa chinesa alcançou a marca de 10 milhões de veículos de novas energias (elétricos a bateria + híbridos plug-in) produzidos e registrou vendas recordes de mais de 500 mil unidades em outubro de 2024.
Painel da BYD no Electric Days 2024
Durante o painel do Electric Days, Pablo Toledo, Diretor de Comunicação & Marketing da BYD no Brasil, compartilhou mais detalhes sobre os desafios e estratégias da marca no país. Ele destacou a transição da empresa, que deixa de focar exclusivamente em veículos comerciais para apostar em modelos de passeio eletrificados, enfrentando os desafios de entrar em segmentos tradicionais.
Além disso, Pablo ressaltou os esforços para colocar a fábrica de Camaçari (BA) em operação já em 2025. Entre os planos de nacionalização estão os modelos mais vendidos da marca, como o Dolphin, o Dolphin Mini e a recém-lançada picape híbrida plug-in Shark. Teremos mais novidades sobre isso em breve.
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