Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Startup irá colaborar com o grupo alemão no desenvolvimento do hatch elétrico e da nova plataforma SSP
O Volkswagen Fusca foi um carro icônico para a Volkswagen no mundo todo, tendo permanecido praticamente inalterado por quase meio século, sua substituição na maioria dos mercados onde a marca alemã atuava foi difícil. Afinal, não era possível errar com o sucessor do seu carro mais vendido.
No Brasil, como bem sabemos, o Gol foi o modelo escolhido para o lugar do besouro. Já na Europa - especialmente na Alemanha - a história foi um pouco diferente, já que por lá, em 1974, nasceu o Golf.
Golf MK1
Gol MK1
Com 50 anos de história, as oito gerações do Golf ficaram marcadas por representarem o que a Volkswagen podia fazer de melhor em seu segmento, como uma espécie de vitrine tecnológica e de esportividade, principalmente com as versões GTI/R e mais recentemente com o eletrificado GTE. Entretanto, o grupo alemão sabe que o mercado mudou, novos concorrentes chegaram, e que é necessário um parceiro mais especializado em modelos eletrificados para juntar forças. E esse parceiro, como se sabe, é a marca Rivian, focada em utilitários elétricos.
O fascínio da Europa
Nascida em 2009, em Plymouth (Michigan), da mente de RJ Scaringe, a empresa se tornou conhecida em dois momentos principais: em 2017, quando anunciou a construção do R1S e do R1T (SUVs e picapes elétricas que seriam lançados em 2021 e 2022), e em 2019, com o pedido de 100.000 vans pela Amazon.
Rivian R1T e R1S
No futuro, espera-se que a startup desembarque na Europa com os SUVs R2 e R3. Mas, enquanto isso, como mencionado, uma colaboração está pronta com um dos maiores grupos do Velho Continente: a Volkswagen, que - depois de pedir ajuda à Xpeng no mercado chinês - está se aliando à empresa americana para explorar seu conhecimento no mundo do carro elétrico, um território hostil às empresas tradicionais.
Histórico conturbado
A parceria foi anunciada em junho, quando as empresas previam tanto a criação de uma joint venture 50-50 quanto um investimento da Volkswagen na Rivian no valor de 4,7 bilhões de euros( R$ 29.7 bilhões). Em troca, a start-up compartilhará conhecimento e tecnologia para carros elétricos "definidos por software".
Rivian R2
A tarefa teria cabido à unidade Cariad, fundada em 2020 com o objetivo de criar soluções ad hoc e competir em pé de igualdade com a Tesla. No entanto, a missão fracassou parcialmente devido a atrasos, perdas e dificuldades na tomada de decisões. Daí a decisão de dar uma olhada.
Ajuda do exterior
A Rivian trabalhará lado a lado com a Volkswagen para desenvolver o Golf elétrico e a plataforma modular SSP (Scalable System Platform), que deverá ser lançada entre 2028 e 2029. Os planos iniciais eram para 2026, mas Wolfsburg falhou.
A plataforma MEB no Volkswagen ID.2all
Quando estiver pronta, a nova arquitetura substituirá as atuais MEB e EPP: a primeira é uma plataforma de modular instalada nos Volkswagen ID.3, ID.4, ID.5, ID.Buzz e ID.7, nos Skoda Enyaq e Elroq e no Cupra Born e Audi Q4 e-tron, enquanto a segunda serve de base para os veículos grandes da Porsche e da Audi, como o Macan e o Q6 e-tron.
Em vez disso, o SSP deverá fazer sua estreia no Golf de nona geração, que será apresentado sob a forma inédita de um carro elétrico. O amor e a paixão dos motoristas demonstram a importância do carro para a marca alemã. Que agora não estará mais sozinha, considerando os tempos difíceis pelos quais está passando.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Golf elétrico: O que esperar da nova plataforma SSP
Tesla foi a montadora que mais teve carros envolvidos em recalls em 2024
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
Tesla dá carga grátis "para sempre" para Cybertrucks encalhadas
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian