GAC chega ao Brasil em 2025 com carros elétricos, híbridos e flex
Parceria com universidades brasileiras e R$ 120 milhões para desenvolver motor híbrido flex nacional
A GAC Motor, uma das maiores montadoras da China, anunciou oficialmente sua chegada ao Brasil em evento oficial com um plano ambicioso que inclui a produção de carros elétricos, híbridos e flex. Com um investimento inicial de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,99 bilhões), a fabricante promete lançar até cinco modelos por ano no mercado brasileiro e construir uma fábrica local com um centro de pesquisa e desenvolvimento. A operação no país começará já no primeiro trimestre de 2025
Cronograma
A GAC pretende iniciar suas vendas no Brasil com veículos importados, enquanto trabalha na estruturação de sua fábrica e na implementação de uma linha de montagem no modelo CKD (desmontado para montagem local). A produção nacional completa está prevista para começar no segundo semestre de 2026.
GAC Aion Y Plus
O lançamento oficial dos primeiros modelos da GAC está programado para o final de fevereiro ou início de março de 2025. Para sustentar essa entrada, a GAC já selecionou 20 concessionárias em cidades estratégicas como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A previsão é de que o número de concessionárias chegue a 30 até 2030 e a 50 no final da década.
Elétricos, híbridos e flex
Com uma abordagem que busca atender a diferentes perfis de consumidores, a GAC trará ao Brasil veículos das linhas Aion (dedicada a modelos elétricos) e Trumpchi (com motores híbridos e a combustão). Entre os primeiros modelos confirmados estão:
Galeria: GAC Aion Y Plus
-
Aion Y Plus: Um SUV compacto com motor elétrico de 204 cv e autonomia de até 610 km (ciclo chinês). Posicionado como concorrente direto do BYD Yuan Plus, o modelo promete se destacar pela eficiência e tecnologia embarcada.
GAC Aion S Plus
-
Aion S Plus: Sedã médio 100% elétrico, equipado com motor de 207 cv e baterias que oferecem autonomia semelhante à do Aion Y Plus. Com dimensões superiores às do Toyota Corolla, o modelo será uma opção para quem busca um sedã elétrico atual.
Galeria: GAC - Modelos 2025
-
GS3 Emzoom: Um SUV compacto com motor 1.5 turbo de 177 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem. Embora não tenha eletrificação, o modelo busca competir com SUVs tradicionais como Honda HR-V, Hyundai Creta e Volkswagen T-Cross.
-
Aion Hyper HT: SUV médio com design esportivo e desempenho impressionante, com opções de motorização elétrica de até 340 cv e autonomia máxima de 825 km, dependendo da configuração de bateria.
Investimento em produção nacional e tecnologia
Um dos grandes diferenciais da estratégia da GAC no Brasil é o investimento na produção local e no desenvolvimento de tecnologias adaptadas ao mercado nacional. A montadora destinou R$ 120 milhões para o desenvolvimento de motores híbridos flex, em parceria com três universidades brasileiras: UFSC, UFSM e Unicamp.
A pesquisa será focada em tecnologias que combinem eficiência energética e o uso de combustíveis renováveis, como o etanol. Este movimento posiciona a GAC como uma das primeiras fabricantes chinesas a priorizar a integração de soluções híbridas flex em seu portfólio.
Além disso, a GAC planeja instalar um centro de pesquisa e desenvolvimento em sua futura fábrica, que ainda está em fase de definição do local. Estados como Bahia, Espírito Santo e Amapá estão entre os mais cotados para receber o empreendimento.
Concorrência
A entrada da GAC no Brasil ocorre em um momento de crescimento da presença de montadoras chinesas no mercado local, como BYD e GWM. Embora a marca chegue após suas concorrentes, busca se diferenciar pela estratégia de combinar veículos importados e produção local, além de oferecer um portfólio diversificado com modelos elétricos, híbridos e a combustão.
Além de atender ao mercado brasileiro, a GAC avalia o país como uma base estratégica para exportações, a exemplo de outras montadoras chinesas, como a BYD, por exemplo. A localização geográfica e a infraestrutura brasileira podem facilitar a distribuição de veículos para outros países da América Latina e até mesmo para a África.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Honda e Nissan estudam fusão para criar gigante automotivo
GAC, que chega ao Brasil, lançará compacto de olho no BYD Dolphin
Huawei revela novo carro elétrico que também funcionará com gasolina
GAC Motor: gigante chinesa anuncia oficialmente sua chegada ao Brasil
Parcial de dezembro: vendas de eletrificados avançam 43% no Brasil
Novo motor elétrico com eficiência recorde de 98,5% tem início de produção