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Em 2030, substituir bateria de EV custará menos que motor a gasolina

Queda nos preços das baterias promete facilitar a manutenção de veículos elétricos

BYD Dolphin Mini (BR)

A queda acentuada nos preços das baterias de carros elétricos mudará a realidade do mercado automotivo, com a previsão de que, até 2030, substituir uma bateria de EV será mais barato do que trocar um motor a combustão. Segundo um relatório da Goldman Sachs, “até 2026, os preços das baterias podem cair para US$ 80/kWh, metade do valor de 2023”, um avanço importante que deverá aproximar o preço dos veículos elétricos e a gasolina já nos próximos anos.

Essa queda nos preços beneficia especialmente o mercado de carros usados, onde a preocupação com o custo da substituição da bateria tem sido um fator limitante para muitos consumidores. Atualmente, a maior dúvida entre os compradores de carros elétricos usados é o custo de uma possível troca de bateria, mas as previsões indicam uma mudança significativa nesse cenário.

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Renault - Centro de Treinamento E-Tech 

320.000 km

De acordo com o relatório da RMI, “as baterias de lítio hoje têm uma vida útil estimada de mais de 320.000 km”, o que torna a troca de baterias uma ocorrência rara.

O especialista da indústria e autor do relatório da RMI, Daan Walter, afirma que US$ 35/kWh parece ser uma projeção alcançável, embora otimista, para os preços das células em 2030. Isso colocaria os preços dos packs em US$ 50/kWh ou menos.

Galeria: JAC e-JS1 - oficina

A expectativa é que, até 2030, as baterias de EVs possam ser substituídas por preços bem mais acessíveis, com um pack de 100 kWh custando cerca de US$ 4.500 a US$ 5.000 (R$ 27.000 a R$ 30.000), “um valor que estará em paridade com o custo de substituição de um motor a combustão” (Goldman Sachs, 2024).

Na prática, com muitos carros elétricos urbanos utilizando packs com metade dessa capacidade (50 kWh), ou ainda menos, no caso de modelos como o BYD Dolphin Mini (38 kWh), por exemplo, estaríamos falando de um custo de troca na casa dos R$ 11.000 - R$ 12.000. Isso sem contar o valor do abatimento com a bateria usada... 

Além disso, a tecnologia de baterias está evoluindo, com inovações como as células LFP (fosfato de ferro e lítio), que oferecem preços mais baixos e maior eficiência. A CATL, por exemplo, já está oferecendo células LFP por US$ 56/kWh, o que indica uma queda contínua nos custos das baterias. O avanço da reciclagem e reutilização de materiais também contribui para essa redução de preços. "Hoje, a reutilização de materiais como o lítio e o cobalto está se tornando cada vez mais comum, o que torna a produção de baterias mais barata" (RMI, 2024).

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Renault - Centro de Treinamento E-Tech

Segunda vida

Em 2030, além de pagar menos por uma nova bateria, os consumidores poderão compensar o custo da substituição através da venda de baterias usadas para o mercado de “segunda vida”. Este mercado está em expansão, com empresas comprando baterias antigas para reutilização em sistemas de armazenamento de energia ou backup, o que pode reduzir ainda mais o preço da troca de bateria para os motoristas de carros elétricos

Com todos esses avanços, a substituição de baterias de veículos elétricos deixará de ser uma preocupação para os consumidores. Como ressalta a Recurrent Auto, "as baterias de EVs estão se tornando mais duráveis e, com a queda nos preços, os veículos elétricos antigos continuarão a ser viáveis por muito mais tempo" (Recurrent, 2024). Essa transformação no mercado torna os veículos elétricos cada vez mais acessíveis, especialmente para aqueles que optam por modelos usados, sem o receio de preços astronômicos com a substituição de baterias.

Fonte: Recurrent