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Leapmotor C10 atinge 5 estrelas no Euro NCAP e vem ao Brasil em 2025

SUV elétrico foi destaque nos testes de colisão e segurança do órgão europeu

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Foto de: Euro NCAP

O Leapmotor C10, novo SUV elétrico do segmento D, acaba de conquistar a classificação máxima de cinco estrelas no exigente programa de segurança do Euro NCAP. O bom desempenho do modelo reforça os planos da empresa parceira da Stellantis para expandir suas operações globalmente. No Brasil, a chegada do C10 está prevista para o começo de 2025.

O Euro NCAP atribuiu ao Leapmotor C10 respeitáveis 89% na proteção de adultos, 85% na proteção de crianças, 77% para pedestres e 76% para sistemas de assistência à condução.

Relatório do Euro NCAP:

O Leapmotor C10 apresentou resultados sólidos nos testes de impacto do Euro NCAP, destacando-se pela proteção abrangente dos ocupantes e pela tecnologia avançada de segurança.

  • Testes frontais: O habitáculo permaneceu estável no impacto frontal descentrado. As leituras dos dummies indicaram boa proteção para joelhos e fêmures de motorista e passageiro, com a Leapmotor demonstrando que o mesmo nível de segurança seria oferecido a ocupantes de diferentes tamanhos e posições. Análises também apontaram que o C10 seria um parceiro de impacto "amigável" em colisões frontais, minimizando danos a outros veículos.

  • Impacto lateral: Nos testes de barreira lateral e impacto severo contra poste, o C10 obteve pontuação máxima, com boa proteção de todas as regiões críticas do corpo. O controle do movimento lateral do corpo foi considerado adequado, e o modelo inclui medidas para reduzir ferimentos entre ocupantes nesses cenários.

  • Proteção contra lesões por efeito chicote: Os bancos dianteiros e apoios de cabeça ofereceram boa proteção contra lesões cervicais em colisões traseiras. A análise geométrica dos assentos traseiros também indicou proteção adequada contra esse tipo de lesão.

  • Tecnologia de segurança: O C10 está equipado com sistema avançado de chamada de emergência (eCall), que notifica os serviços de emergência em caso de acidente, e um sistema que evita colisões secundárias. Além disso, a Leapmotor garantiu que portas e janelas podem ser abertas em caso de submersão, facilitando a saída dos ocupantes.

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Foto de: InsideEVs Brasil

A estrutura do C10 combina materiais de alta resistência capazes de absorver e dispersar energia em caso de colisão. O SUV elétrico conta ainda conta com um sistema abrangente de airbags, incluindo airbags frontais, laterais, cortinas de segurança e um airbag central entre os bancos dianteiros. Além disso, o modelo incorpora faróis de LED de alta potência e sensores de estacionamento com câmera 360 graus.

Leapmotor C10 (2024)
Foto de: Leapmotor

O C10 também está equipado com um sistema de assistência ao motorista (ADAS), o SUV oferece 17 funções, como frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e manutenção de faixa, entre outras funcionalidades, que são integradas por meio de uma arquitetura eletrônica centralizada, chamada "Four-Leaf Clover", que utiliza um único System-on-Chip (SoC) e uma unidade de microcontrolador (MCU), solução que melhorando a velocidade de reação do veículo e a confiabilidade geral.

Leapmotor C10 (2024)
Foto de: Leapmotor

Expansão global

O C10 é o primeiro modelo lançado no âmbito da joint venture 51:49 entre a Stellantis e a Leapmotor. Essa parceria visa ampliar a presença global da marca chinesa, aproveitando a rede de distribuição consolidada da Stellantis.

Galeria: Leapmotor C10 2024

Os planos de expansão incluem o Brasil, onde a Leapmotor iniciará suas operações em 2025. O C10 é apontado como um dos modelos mais prováveis a desembarcar no país, ao lado do compacto T03 e do sedã B10. Unidades do C10 já foram vistas em testes na cidade de Betim (MG), sugerindo que a marca está se preparando para o lançamento.

O sucesso da Leapmotor no Brasil dependerá de sua capacidade de se adaptar às particularidades do mercado local, incluindo a infraestrutura de recarga e demandas dos consumidores. A julgar pelo bom desempenho na Europa, o C10 tem potencial. Resta saber como o público brasileiro reagirá a essa novidade.