Stellantis e CATL fecham parceria histórica para gigafábrica de baterias
Neutra em carbono, a fábrica localizada na Europa terá investimento de 4 bilhões de euros
A Stellantis, um dos maiores fabricantes automotivos globais, anunciou uma parceria estratégica com a CATL, líder mundial em produção de baterias, para construir uma gigafábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) na cidade de Zaragoza, Espanha. O projeto prevê investimentos de até 4,1 bilhões de euros e faz parte do compromisso das empresas com a descarbonização e a ampliação de veículos elétricos acessíveis.
A nova fábrica será inteiramente neutra em carbono e terá capacidade de produção anual de até 50 GWh, dependendo das condições do mercado e do suporte regulatório da União Europeia e das autoridades espanholas. A produção está prevista para iniciar no final de 2026 e será implementada em fases.
O foco será no fornecimento de baterias para veículos eletrificados compactos e SUVs nos segmentos B e C. Essa estratégia busca tornar a tecnologia mais acessível, uma vez que as baterias LFP têm custos de fabricação mais baixos em comparação às baterias tradicionais de íons de lítio com níquel, manganês e cobalto (NMC).
A joint venture é resultado de um Memorando de Entendimento (MoU) assinado em 2023, que marcou o início da colaboração entre as duas empresas. Desde então, a Stellantis e a CATL trabalharam em conjunto no desenvolvimento de tecnologias avançadas de baterias para impulsionar a produção de veículos elétricos na Europa.
De acordo com John Elkann, presidente da Stellantis, essa parceria reforça o compromisso da empresa com um futuro sustentável:
"Estamos empenhados em abraçar tecnologias de ponta para entregar veículos elétricos competitivos aos nossos clientes, ao mesmo tempo que avançamos em direção à neutralidade de carbono."
Robin Zheng, presidente da CATL, destacou que a colaboração representa um marco para o setor:
"Essa parceria leva nossa cooperação com a Stellantis a um novo patamar, unindo a expertise da CATL em baterias e a experiência local da Stellantis para criar uma história de sucesso na indústria."
CATL no Salão Automóvel de Munique de 2023
Essa será a terceira fábrica de baterias da CATL na Europa, somando-se às operações na Alemanha e na Hungria. A instalação em Zaragoza também faz parte da meta da Stellantis de alcançar a neutralidade de carbono até 2038, alinhando-se a uma abordagem sustentável de 360 graus.
Além disso, a parceria fortalece a presença da Stellantis no mercado europeu de veículos elétricos, enquanto a CATL continua expandindo seu domínio global no setor de baterias, com uma participação de 46% no mercado chinês em 2024.
No Brasil
Por aqui, a estratégia de eletrificação da Stellantis segue um rumo diferente. Com vendas modestas dos primeiros veículos elétricos de passeio no país — como o Peugeot e-2008, o Peugeot e-208 (já descontinuado por aqui) e o Fiat 500e —, a empresa deu um novo passo ao anunciar seus primeiros modelos híbridos-leves: Fiat Pulse e Fastback. A próxima jogada é a parceria com a Leapmotor, que promete trazer os primeiros veículos elétricos da marca ao nosso mercado no início de 2025.
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