2025 será o ano-chave para as baterias sólidas nos carros elétricos
Próximo ano marcará o avanço das baterias de estado sólido, com testes e produção piloto ganhando força
A bateria de estado sólido é vista como a "próxima grande inovação" para os carros elétricos. Será revolucionária porque garantirá maior desempenho, mais densidade energética, recarga mais rápida e muito mais. De fato, a bateria de estado sólido também será mais leve, menor e mais segura.
Os analistas concordam que 2025 será um ano crucial para o desenvolvimento dessa tecnologia. Não tanto para sua comercialização (ainda é cedo para vê-las em circulação), mas para seu avanço tecnológico.
Por enquanto, o estado semi-sólido é o limite
Atualmente, existem carros elétricos com baterias de estado semi-sólido disponíveis no mercado, como alguns modelos da NIO, que possuem acumuladores com capacidade de 150 kWh, e também o IM Motors L6, da SAIC. Esses veículos utilizam um eletrólito com consistência semelhante a um gel, funcionando como uma solução intermediária entre o eletrólito líquido tradicional e o eletrólito totalmente sólido.
La batteria allo stato semisolido di NIO, ha una capacità di 150 kWh
A bateria semi-sólida da NIO, com capacidade de 150 kWh, já oferece um aumento na densidade energética de 25% a 30%, permitindo autonomias superiores a 1.000 km. No entanto, ainda não estamos falando de uma bateria verdadeiramente de estado sólido.
Os planos das montadoras
Quanto tempo ainda precisamos esperar? Pelo menos mais alguns anos. E por que 2025 será um ano chave para essa tecnologia? Porque muitas montadoras iniciarão testes em estrada com baterias de estado sólido para validar suas células, arquiteturas e, então, dar o grande passo rumo ao lançamento comercial.
Entre as mais ativas estão a Stellantis, que trabalha com a Factorial para iniciar testes em estrada em 2026; a Honda, que abriu recentemente uma linha piloto de produção no Japão; e a Toyota, que afirma ter alcançado um verdadeiro "avanço tecnológico" com um eletrólito de longa durabilidade.
As baterias de estado sólido da Factorial
A Nissan também está desenvolvendo baterias de estado sólido e pretende comercializá-las até 2028. Isso significa que, até lá, a montadora japonesa precisa concluir o desenvolvimento, realizar testes de validação e definir seus processos produtivos. Hyundai, Volkswagen, BMW e Mercedes seguem o mesmo caminho, embora as duas últimas tenham estabelecido o horizonte de 2030.
Até o final da década, também estarão disponíveis baterias de estado sólido da BYD. Atualmente, a marca está focada na revolucionária Blade Battery, mas, segundo a vice-presidente Stella Li, também investirá nessa nova tecnologia no futuro.
Galeria: Nissan mostra como construirá baterias de estado sólido
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