page ad skin

Futuros lançamentos da Stellantis nas novas plataformas elétricas

Stellantis Investor Day 2024: Modelos baseados em STLA Medium e STLA Large

Stellantis Investor Day 2024
Foto de: Stellantis

No período tranquilo entre os feriados de fim de ano, pouca coisa acontece na indústria de carros elétricos. Mas, de alguma forma, nos deparamos com o Dia do Investidor da Stellantis, que ocorreu em junho. Durante o evento, foram anunciados detalhes interessantes sobre as plataformas do grupo, que eram desconhecidos para nós. 

Na apresentação do evento, há um gráfico que usamos como imagem de destaque. Nele, estão listadas as novidades baseadas nas plataformas STLA Medium e STLA Large para 2024, 2025 e 2026. Antes de tudo, vamos relembrar, por meio de outro gráfico, as características das plataformas STLA Medium e STLA Large:

Stellantis Investor Day 2024: STLA Medium und STLA Large
Foto de: Stellantis

A STLA Medium foi desenvolvida para veículos dos segmentos compacto e médio, projetada como uma plataforma puramente 400 volts. Além disso, permite tração dianteira e integral, baterias de até 98 kWh e autonomia de até 700 km. Já a STLA Large é destinada aos segmentos médio-grande e premium, oferecendo também suporte para tração traseira, tecnologia de 800 volts e espaço para baterias de até 118 kWh.


STLA Medium: Três novos modelos em 2025, mais dois em 2026

A plataforma STLA Medium foi oficialmente apresentada no verão europeu de 2023. Os primeiros modelos baseados nessa arquitetura já chegaram em 2024: Peugeot E-3008, E-5008 e Opel Grandland Electric.

Para 2025, mais três modelos estão planejados. Com base nas informações disponíveis desde junho de 2024, podemos especular sobre quais modelos serão:

  • DS 8: Crossover médio já apresentado, lançamento previsto para o verão europeu.
  • Citroën e-C5 Aircross: SUV compacto, conhecido até agora apenas como conceito.
  • Jeep Compass Electric: SUV compacto, revelado apenas em projeções.

Em 2026, mais dois modelos devem ser lançados: um da DS e outro da Lancia. Sobre eles, temos poucas informações:

  • Modelo DS: Ainda desconhecido.
  • Lancia Gamma: Provavelmente com design semelhante ao do DS 8.

Curiosamente, não há nenhum modelo da Opel mencionado no cronograma. Durante muito tempo, especulou-se sobre um sucessor elétrico do Opel Insignia para 2026, que compartilharia a plataforma com modelos da DS e da Lancia. Além disso, também circulavam rumores sobre um sucessor elétrico do Opel Manta. No entanto, nenhum desses modelos aparece no planejamento atual.

N°8 (2025)
Foto de: DS

N°8 (2025)

Lancia Gamma (2026), a renderização do Motor1.com

STLA Large

A plataforma STLA Large também já foi detalhadamente apresentada. Na época, foi anunciado oficialmente que os primeiros modelos seriam lançados pela Dodge e pela Jeep, seguidos por Alfa Romeo, Chrysler e Maserati.

Na Europa, ainda não vimos muito dessa plataforma, pois as três novidades para 2024 são destinadas ao mercado norte-americano:

  • Dodge Charger Daytona: Muscle car elétrico com 5,25 m de comprimento e bateria de 94 kWh.
  • Jeep Wagoneer S: SUV elétrico com 4,98 m de comprimento e bateria de 100 kWh.
  • Jeep Recon: Um sucessor elétrico do Wrangler, ainda com poucas informações disponíveis.

O Wagoneer S já está disponível em pré-venda, e o Charger foi apresentado em detalhes. No entanto, sobre o Recon, existem apenas imagens e algumas informações vagas. O lançamento estava previsto para 2024, mas, como ainda não aparece no site americano da Jeep, é provável que chegue ao mercado dos EUA em 2025, assim como o Charger.

Quanto aos planos futuros, há ainda algumas incertezas. No entanto, de acordo com um cronograma de lançamentos da Alfa Romeo, divulgado pelos colegas do Motor1, podemos esperar:

  • 2025: Novo Alfa Romeo Stelvio.
  • 2026: Novo Alfa Romeo Giulia.

Esses lançamentos indicam que a plataforma STLA Large continuará desempenhando um papel crucial nos planos globais da Stellantis, com forte presença no mercado premium e elétrico de alto desempenho.

Foto de: Alfa Romeo

De acordo com nosso gráfico principal, três novos modelos baseados na plataforma STLA Large são esperados para 2025, embora provavelmente apenas o Alfa Romeo e, possivelmente, o Jeep cheguem à Europa.

  • Alfa Romeo Stelvio: Provavelmente um SUV médio elétrico.
  • Modelo Dodge: Ainda sem informações detalhadas.
  • Modelo Jeep: Detalhes desconhecidos até o momento.

Para 2026, estão previstos mais dois modelos: um destinado ao mercado norte-americano e outro para a Europa:

  • Modelo Chrysler: Um SUV elétrico, com estilo inspirado no conceito Chrysler Airflow.
  • Alfa Romeo Giulia: Provavelmente um SUV médio ou uma sedã médio elétrico.

Esses lançamentos reforçam a estratégia da Stellantis de posicionar a plataforma STLA Large como base para veículos elétricos de alto desempenho e maior autonomia, atendendo tanto ao mercado europeu quanto ao norte-americano.

Alfa Romeo Stelvio (2026), a renderização do Motor1.com
Renderização do Alfa Romeo Giulia 2026

Resumo Geral

A Stellantis já apresentou suas plataformas com bastante detalhe:

  • A STLA Medium já está bem estabelecida na Europa, com três modelos lançados (Peugeot E-3008, E-5008 e Opel Grandland Electric). Em 2025, mais três modelos chegarão, com especificações técnicas semelhantes.
  • A STLA Large, por outro lado, ainda não teve grande impacto na Europa. Isso deve mudar em 2025 com a chegada do Alfa Romeo Stelvio elétrico e, em 2026, com o lançamento de um sucessor elétrico do Giulia.
  • Um modelo Maserati também está previsto com base na STLA Large, mas o lançamento do Quattroporte elétrico foi supostamente adiado para 2028.

E os modelos menores?

Os primeiros compactos e SUVs compactos baseados na STLA Small só devem chegar em 2026. Até lá, outros veículos ainda serão lançados com base na plataforma Smart Car, incluindo uma família Panda. Mas isso já é outra história...