Volkswagen Golf elétrico: O que esperar da nova plataforma SSP
Arquitetura elétrica substituirá as bases MEB e PPE, mas só chegará ao mercado em 2029
Com o ID.3, a Volkswagen abriu oficialmente sua terceira era, a era elétrica. Para isso, apostou em modelos originais, tanto do ponto de vista do nome (ID, justamente) quanto do design. Mas, para se lançar definitivamente na mobilidade a zero emissões, a montadora alemã decidiu buscar inspiração em seu próprio passado.
Fez isso primeiro com o ID.2 all, um compacto elétrico que retoma o estilo do famoso Polo, recentemente mostrado também em uma versão mais esportiva com o conceito ID. GTI. Isso foi reforçado posteriormente, quando foi confirmado que está em desenvolvimento um novo modelo elétrico da Golf. O carro representará um avanço significativo em termos de tecnologia, pois será baseado na novíssima plataforma SSP (Scalable Systems Platform). Então, o que devemos esperar?
A MEB não é mais suficiente
Vamos começar pelo presente. Atualmente, todos os carros elétricos da Volkswagen - estamos falando da marca, não do grupo - são baseados na plataforma MEB: plataforma modular projetada exclusivamente para modelos de emissão zero.
A plataforma MEB em sua variante de carro compacto
A plataforma MEB estreou em um 2019 cada vez mais distante e agora, embora ainda sujeita a atualizações, está prestes a ser substituída por um novo projeto. Os carros elétricos da Volkswagen no futuro serão construídos sobre a plataforma SSP. Isso inclui o Golf elétrico, que chegará em 2029. Vamos ver quais vantagens eles podem aproveitar para conquistar o mercado.
Uma plataforma para todos
A plataforma SSP, como a MEB, é modular e pode ser usada para SUVs e sedãs que também são muito diferentes. Anunciada em 2021 como o ponto focal do projeto Trinity, aquele que daria vida aos elétricos de próxima geração para o grupo alemão, ela deve substituir de uma só vez tanto a MEB mencionada acima quanto a PPE, a plataforma Premium Platform Electric que é usada para o Porsche Macan e o Audi A6 e Q6 e-tron.
A plataforma PPE sobre a qual o Porsche Macan EV é construído
Em comparação com a plataforma atual, a SSP será construída com um número limitado de componentes, portanto, será mais simples, mais rápida e mais barata de produzir, sem deixar de oferecer a mesma versatilidade. O conceito inspirador é o alto grau de padronização. Os carros que nascerão no SSP terão o mesmo software de gerenciamento do trem de força, os mesmos motores, as mesmas baterias e as mesmas tecnologias de assistência ao motorista. Somente eles serão intercambiáveis para se adaptarem a muitos modelos com dimensões e desempenho diferentes.
A Volkswagen planeja usar a SSP, que, devido ao alto grau de integração entre peças mecânicas e eletrônicas, é chamada de plataforma mecatrônica, para pelo menos 40 milhões de veículos. Eles terão potências que variam de 115 a mais de 1.000 cv.
Palavra de ordem: simplificar
A plataforma SSP está em fase de projeto. Uma equipe altamente qualificada está trabalhando nela no novo campus de Sandkamp, próximo à sede em Wolfsburg. O líder do projeto é Markus Duesmann, que é responsável por toda a pesquisa e desenvolvimento do Grupo Volkswagen e também é CEO da Audi.
O próprio Duesmann disse: "Com a SSP, não ofereceremos uma solução única para todos os casos. No entanto, precisamos obter o máximo de diferenciação do produto e, ao mesmo tempo, uma redução significativa das variáveis. Portanto, o SSP consiste em módulos padronizados com variantes dedicadas e algumas dimensões de plataforma predefinidas.
"Reduziremos a complexidade em cerca de 50%, diminuindo o número de opções para cada componente", disse Duesmann. "Ao mesmo tempo, ainda podemos oferecer uma grande diferenciação por meio da escalabilidade e de várias combinações de módulos em combinação com diferentes tamanhos de plataforma. Passaremos dos atuais 22 sistemas de baterias diferentes para oito."
Volkswagen ID. Conceito GTI apresentado na IAA 2023
O software VW.OS
Nova plataforma também significa novo software. Com a introdução da SSP, a Volkswagen lançará um novo sistema operacional que utilizará componentes de hardware de última geração.
Ele será realizado pela divisão Cariad, que contará com o apoio em seu desenvolvimento da startup americana Rivian, com a qual a Volkswagen está criando uma joint venture 50-50 cuja tarefa será compartilhar a experiência dos dois fabricantes em termos de carros elétricos definidos por software.
Galeria: VW ID. GTI Concept na noite do Grupo Volkswagen na IAA 2023
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen terá ajuda da Rivian para fazer novo Golf elétrico
Futuros lançamentos da Stellantis nas novas plataformas elétricas
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
GAC, Geely, Leapmotor e MG: marcas chinesas que virão ao Brasil em 2025
VW ID.Polo: carro elétrico barato chega em 2025 para "ajudar" a marca
BYD King bate recorde de vendas no Brasil após promoção de fim de ano
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian