Esperado no Brasil, NETA L recebe o prêmio de Carro do Ano na China
SUV da marca foi o escolhido como melhor carro chinês por uma plataforma de compra e venda de veículos naquele país
Recém-chegada no mercado brasileiro, a NETA Auto começa a acumular uma bagagem positiva em sua terra natal: a China. Por lá, seu SUV L acabou de receber o prêmio de Carro do Ano 2024. O modelo foi o eleito pela Dongchedi, plataforma digital de compra e venda de veículos daquele país.
Segundo o site chinês, o NETA L se destacou por seu desempenho positivo e alto reconhecimento junto ao público, que o elegeu por meio de votação aberta. Com isso, o SUV ainda levou na categoria "Popularidade do Usuário". No mercado chinês, o NETA L é posicionado acima de um dos carros que a marca oferece no Brasil: o X.
Neta L - fotos oficiais China
Mais sobre o NETA L
O SUV é equipado com a nova bateria Freevoy da CATL. Ela foi desenvolvida especialmente para veículos híbridos plug-in (PHEV) e elétricos com extensor de alcance (EREV), a Freevoy combina fosfato de ferro e lítio (LFP) com tecnologia de íon de sódio, proporcionando uma experiência de condução semelhante à de veículos 100% elétricos.
A bateria Freevoy, lançada oficialmente em 24 de outubro, oferece até 400 km de autonomia em modo totalmente elétrico e é compatível com carregamento rápido (4C), possibilitando uma recarga de 30% a 80% em apenas 19 minutos. No caso do Neta L, a capacidade de 43,9 kWh proporciona uma autonomia elétrica de 310 km, enquanto o alcance combinado chega a 1300 km, cobrindo tanto o uso urbano quanto viagens mais longas.
Neta L - fotos oficiais China
Construído na plataforma Shanhai 2.0 da Neta, o Neta L mede 4.770 mm de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.660 mm de altura, com distância entre eixos de 2.810 mm. O design aerodinâmico atinge um coeficiente de arrasto de 0,258Cd, contribuindo para a eficiência - o trem de força combina um motor extensor de alcance 1.5 litro de quatro cilindros com um motor elétrico de 231 cv.
Além do Neta L, outros seis modelos de EREVs chineses — incluindo veículos das marcas Changan, Deepal e Avatr — já utilizam a tecnologia Freevoy. A bateria foi projetada para suportar temperaturas extremas, mantendo-se funcional em temperaturas que variam de -40°C a -30°C. Essa resistência é garantida por uma camada protetora em nanoscale e pela utilização de partículas de alta atividade, o que amplia a durabilidade e a eficiência da bateria.
Galeria: Neta inicia pré-venda dos modelos AYA e X
Os carros da NETA no Brasil
A NETA Auto, pertencente ao grupo Hozon New Energy Automobile, um conglomerado de tecnologia automotiva chinês, iniciou as operações de pré-venda dos seus SUVs AYA e X no Brasil em novembro com cinco pontos de venda pelo Brasil: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará e Espírito Santo.
Modelo de entrada da marca chinesa, o AYA será oferecido nas versões Comfort (R$ 128.900) e Luxury (R$ 134.900), o SUV elétrico mede 4,07 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,42 m. Seu porta-malas tem capacidade de 335 litros. Na motorização, traz motor motor elétrico de 70kW (95 cv) e torque de 15,3 kgfm, aliado à tração dianteira.
Com porte médio, o X chega ao Brasil em três versões: 400 (R$ 194.900), 500 (R$ 204.900) e 500 Luxury (R$ 214.900). Em todas as suas versões, o NETA X tem tração dianteira, potência máxima de 163 cv (120 kW) e torque de 21,4 kgf.m (210 Nm). Nas medidas, o SUV conta com 4,61 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,62 m de altura e 2,77 m de distância entre-eixos. O NETA X chega ao mercado brasileiro em duas opções de bateria LFP. A primeira opção (400) tem capacidade de 52,49 kW/h, permitindo percorrer 258 km (PBEV). A segunda opção de bateria (500) conta com capacidade de 64,14 kW/h, elevando o alcance do veículo para 317 km (PBEV).
VEJA NO CANAL DO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Neta Aya, em pré-venda no Brasil, recebe zero estrela em segurança
Tesla Cybertruck explode no Trump Hotel em Las Vegas (EUA)
Rival do BYD Song Plus, Neta L ganha bateria para 1.300 km de alcance
"Híbridos são beco sem saída", diz padrinho do Nissan Leaf
Ford Mustang Mach-E GT é o elétrico com menor desvalorização em 2024
Kia chama novo EV9 para recall porque esqueceram de prender os bancos
Santander apoia a sustentabilidade no setor automotivo com premiação