Tesla Cybertruck: unidades estão encalhando até em lojas de usados
As vendas da picape elétrica começaram muito bem, mas parecem estar desacelerando
A Tesla Cybertruck foi a picape elétrica mais vendida nos Estados Unidos no segundo trimestre de 2024, o terceiro veículo elétrico mais vendido no país no terceiro trimestre e o veículo mais vendido custando mais de US$ 100.000 no primeiro semestre do ano. No entanto, depois de começar o ano com força, o interesse na picape de aço inoxidável com visual excêntrico parece estar diminuindo.
Os trabalhadores da linha de montagem da Cybertruck foram orientados a ficar em casa por três dias no início de dezembro, o que sugere que pode haver um problema de demanda. A Reuters agora destaca dados que mostram que as picapes usadas estão levando muito mais tempo do que o esperado para serem vendidos do que no início do ano, demorando até 75 dias em comparação com 27 dias em maio.
Tesla Cybertruck
Esse é um forte sinal de enfraquecimento da demanda e, de acordo com Kevin Roberts, diretor de inteligência econômica e de mercado da CarGurus, "o número de dias de espera está aumentando e o preço está caindo, e posso dizer que o volume de vendas diminuiu".
A Cybertruck quase igualou as vendas de todas as suas concorrentes somadas (Ford F-150 Lightning, Rivian R1T, GMC Hummer EV e Chevrolet Silverado EV) em julho, quando vendeu 5.546 unidades. No entanto, os analistas na época argumentaram que pode ter sido simplesmente um caso em que a Tesla preencheu uma carteira de pedidos antigos, o que não era indicativo da demanda real do veículo.
Tesla Cybertruck
Quem já havia pedido sua picape também já está recebendo a mesma antes do previsto, e mesmo aqueles que reservaram uma versão que não é da Foundation Series (FS) começaram a receber e-mails para finalizar a configuração do veículo, já que ele começará a ser montado em breve.
Isso enquanto dezenas de Cybertrucks Founders Series estão aguardando sem serem vendidos nos estoques em todo o país, e há até relatos de que alguns deles estão tendo o script FS polido e vendidos como modelos regulares.
Tesla Cybertruck Dual-Motor AWD Foundation Series
A picape da Tesla não atende exatamente ao que se pode chamar de "compradores típicos de picapes" nos EUA, que tendem a ser mais conservadores. Se esse comprador quisesse optar pela eletricidade, provavelmente escolheria algo mais convencional como uma F-150 Lightning ou uma Silverado EV, em vez da Cybertruck e seu design polêmico e pouco funcional.
Pode ser que, depois que o hype e a empolgação iniciais após o início das entregas em novembro de 2023 tenham diminuído, o grupo de pessoas dispostas a gastar US$ 100.000 (R$ 610.000) em um veículo elétrico tão diferente também tenha se esgotado. Não que a Cybertruck não seja um veículo bem-sucedido e capaz, porque ele é. Ele pode não ser levado a sério por causa de sua aparência ou, mais recentemente, por causa do apoio total do chefe da empresa, Elon Musk, à campanha presidencial de Donald Trump e seu papel fundamental na reeleição do ex-presidente.
Galeria: 2024 Tesla Cybertruck Review
Embora a maioria dos proprietários da picape diga que realmente gostam dela, alguns também ficaram insatisfeitos com a qualidade de construção do utilitário, que sofreu vários problemas, incluindo uma falha perigosa no pedal do acelerador e peças de acabamento externo que se soltaram e voaram em alta velocidade. E você, gosta da Cybertruck?
VEJA EM NOSSO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla dá carga grátis "para sempre" para Cybertrucks encalhadas
Os carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2024: veja o ranking
Tesla Cybertruck explode no Trump Hotel em Las Vegas (EUA)
Novo recorde: vendas de eletrificados crescem 89% em 2024 no Brasil
Tesla Cybertruck é vista em fábrica da BYD na China: estratégia ou estudo?
GWM cresce 154% no Brasil em 2024 e alcança 100 concessionárias
Pode pedir música? Tesla Cybertruck tem 6º recall anunciado este ano