Depois de uma fila de espera de 4 anos entre a apresentação e o começo das entregas, a picape elétrica da Tesla, a Cybertruck, está enfrentando mais um problema relacionado ao seu controle de qualidade e software. A sexta, desde que o carro chegou efetivamente às ruas há cerca de um ano.
Desta vez, uma falha no inversor da unidade elétrica pode fazer com que ele pare de produzir torque, levando a uma perda de propulsão, o que pode ser perigoso e aumentar o risco de colisão. O inversor de frequência é utilizado em veículos elétricos e híbridos para gerenciar os sistemas elétricos. Ele é responsável por fornecer corrente à bateria para recarregar durante a frenagem regenerativa e fornece eletricidade ao motor ou gerador para propulsão do veículo.
No total, 2.431 Cybertrucks fabricados entre 6 de novembro de 2023 e 30 de julho de 2024 foram afetados por esse recall, de acordo com a Administração Nacional de Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA). Não há alerta prévio antes que a propulsão seja perdida, mas o veículo notificará o motorista para encostar com segurança no acostamento.
A Tesla substituirá os inversores defeituosos gratuitamente em seus centros de serviço. Os veículos afetados estão equipados com inversores da família de número de peça 1802305, mas o problema está limitado a unidades que contêm um MOSFET de número de peça 530063-2A-B. Os novos inversores de frequência serão equipados com MOSFETs que funcionam corretamente.
A montadora começou a investigar o problema após receber uma reclamação de um cliente sobre uma perda repentina de propulsão em um Cybertruck 2024, ocorrida em 31 de julho de 2024. Em outubro, a Tesla identificou um aumento na taxa de falhas em um determinado lote de inversores de frequência e decidiu realizar um recall voluntário dos veículos afetados.
A Tesla informou que identificou cinco reivindicações de garantia que podem estar relacionadas a esse problema. No entanto, a empresa não tem conhecimento de nenhuma colisão, morte ou ferimento relacionado a um inversor de frequência defeituoso.
Anteriormente, a controversa picape elétrica foi convocada para recall devido a uma guarnição da esteira do porta-malas fixada incorretamente, que poderia se soltar; a um motor do limpador de para-brisa dianteiro que poderia falhar; a aceleração não intencional causada pelo pedal do acelerador se deslocar e ficar preso; além de dois outros problemas relacionados ao software, que foram resolvidos com atualizações over-the-air.
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