Esperando por Godot. Algo que talvez, como na famosa peça de teatro de Samuel Beckett, nunca chegue. Protagonista de uma expectativa semelhante no setor automotivo é o aguardado Tesla Model 2, o carro de 25 mil dólares anunciado em 2020, mas sem qualquer conceito ou informações oficiais, incluindo o próprio nome.
Com especialistas, acionistas e entusiastas se perguntando há tempos quando será revelado o veículo econômico da marca, o CEO Elon Musk agora reduz as expectativas: “Fui claro sobre o futuro para nós ser autônomo. Portanto, ao falar de um carro elétrico de 25 mil dólares, faria pouco sentido imaginar um modelo diferente do Cybercab”. Declarações feitas durante a apresentação dos resultados financeiros do terceiro trimestre.
Então, é inútil continuar sonhando? As expectativas estão completamente frustradas? Não exatamente. O Tesla Model 2 pode, na verdade, já estar pronto e ter aparecido disfarçado: na forma do robotáxi. Vejamos por quê.
Comecemos pelo final, com a pista deixada durante a noite: o futuro é autônomo e não faz sentido pensar em um modelo diferente do Cybercab. Lembra alguma coisa? Já em 2020 e 2021, o CEO havia adiantado que o carro elétrico de 25 mil dólares não teria nem volante nem pedais: exatamente como o recém-chegado robotáxi.
Robotaxi Tesla Cybercab
Interior, sem volante ou pedais
Bastaria, então, o sinal verde das autoridades competentes para autorizar a circulação em massa do veículo. Ou, alternativamente, fazer algumas adaptações no Cybercab para equipá-lo com as peças faltantes e colocá-lo logo nas ruas.
Também se mencionou que o tão falado Model 2 seria baseado na mesma nova plataforma do robotáxi, chamada Next-Gen, projetada para criar veículos menores que o Model 3 e o Model Y, com o objetivo de reduzir os custos de produção pela metade.
E agora chegamos ao tema dos preços. Sabemos que o Cybercab deve ser lançado por menos de 30 mil dólares. Ou, pelo menos, essa é a promessa de Elon Musk, famoso por seu entusiasmo excessivo em anúncios. Assim, considerando as previsões, não estamos longe do valor de 25 mil dólares.
Até na carroceria, o robotáxi se apresenta de forma mais convencional do que o esperado: um três-portas sem janelas traseiras, parecido com um crossover compacto, algo próximo de um carro elétrico econômico imaginado. Até mesmo o lançamento, previsto para 2026-27, coincide com o cronograma esperado para o Model 2.
Vale lembrar que, nos últimos meses, surgiram rumores sobre o cancelamento do projeto. "A diretriz é apostar tudo nos robotáxis", foi a frase de uma fonte da agência Reuters, seguida por um comentário ácido do CEO da Tesla (embora ele não tenha desmentido diretamente a informação). Se o Tesla Model 2 realmente está morto, vida longa ao Cybercab!
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Tesla apresenta o Robovan, ônibus autônomo para 20 pessoas
EUA superam Europa nas vendas de carros elétricos pela primeira vez
Tesla Cybercab é revelado de forma oficial: veja fotos e detalhes
Como a ofensiva de produtos da BYD a levou ao topo de setor automotivo
Tesla Model 3 ganha versão super eficiente com 702 km de autonomia
Brasil quer 33% dos veículos elétricos com baterias locais até 2033
Tesla Cybercab: suposta mula de testes do robotáxi é vista nas ruas